Stout Day – 6 de novembro

Sim, da mesma forma que existe o IPA Day para celebrar as cervejas do estilo e todo o seu amargor, existe o International Stout Day, comemorado pelo terceiro ano consecutivo no dia 6 de novembro, para celebrar tudo que este bom e velho estilo pode te oferecer, especialmente em versões mais potentes como o caso das Imperial Stouts e Russian Imperial Stouts.

Dão apoio a comemoração do Stout Day as cervejarias Dogfish Head, Founders, Bison e Guinness, de acordo com o site oficial do evento.

Aqui no TripBeer a comemoração não vai passar em branco.

stout day 6 de novembro degustação trip beer

Algumas belas stouts e seus sub-estilos que serão abertas aqui no TripBeer

Destaque para a Prairie Artisan Ales com a Bomb! Uma cervejaria que é novidade no mercado nacional. A Bomb! é tão disputada nos EUA como a Dark Lord, por exemplo. E não é a toa, que cerveja espetacular, vale correr atrás e comprar!

prairie ales bomb! stout day 6 de novembro degustação trip beer

Ótima!

Mas afinal o que são as Stouts? São cervejas de cor preta, opaca, que no geral seguem uma linha de aroma bem achocolatado, cafeínado, de malte torrado e baixa – no máximo média – carbonatação. Possuem alto teor alcoólico variando na média entre 8 a 12%, as mais radicais ultrapassam facilmente essa medida.

Como já citado, existem versões ou melhor sub-estilos da Stout. Confira alguns exemplos: Outmeal Stout (stout com aveia), Sweet Stout (mais adocicada), Imperial Stout, Russian Imperial Stout e Dry Stout (aqui você provavelmente vai se lembrar da famosa Guinness).

Dogfish Head Bitches Brew stout day 6 de novembro

A Dogfish Head Bitches Brew é uma Russian Imperial Stout. Ela é uma homenagem a Miles Davis e seu disco homônimo.

 

Algumas cervejarias não comemoram diretamente a data, mas fazem festivais anualmente para comemorar o lançamento de cervejas do sub-estilo Russian Imperial Stout ou Imperial Stout.

São o caso do Dark Lord Day, Darkness Day e Hunapuh’s Day e suas cervejas homônimas, das norte-americanas 3 Floyds, Surly e Cigar City.

dark lord three floyds stoues day 6 de novembro

Dark Lord Russian Imperial Stout da 3 Floyds

surly darkness 2013 stout day 6 de novembro

Darkness Russian Imperial Stout da Surly (Foto: reprodução)

hunapuhs day cigar city stout day 6 de novembro

Hunahpu’s Imperial Stout da Cigar City

Se você possui algum desses exemplares, o Stout Day é uma boa desculpa para apreciá-las.

No Brasil algumas cervejarias produzem boas stouts. Por exemplo, a Baden Baden Stout, DaDo Bier Stout, Bierland Stout, mais recentemente temos a produção própria da Evil Twin com a Metro Man (uma Imperial Stout), Wäls e Dum com a Petroleum, Colorado com a Ithaca (por sinal uma cerveja excelente) e a Seasons com a Cirilo.

cervejaria tupiniquim evil twin metro man imperial stout stout day 6 de novembro

Metro Man brasileira da Evil Twin

Colorado Ithaca Imperial Stout 6 de novembro stout day

Colorada Ithaca, uma cerveja sensacional!

 

A Stout assim como a IPA também possui copo específico produzido pela alemã Spiegelau em parceria com, as também americanas, Rogue Ales e Lefthand. É o Stout Glass.

stout glass stout day 6 de novembro

Stout Glass (Foto: Lefthand Brewing)


E infelizmente, ainda, não há pelo menos no Brasil uma festa para celebrar a data ao estilo do IPA Day. Quem sabe um dia?
Essencialmente a participação e  comemoração da data será por meio das redes sociais, marque aquela Stout e/ou seus sub-estilos que você decidiu abrir e marque com a hashtag #stoutday!

 

Saúde!

By | 2014-11-04T19:22:48+00:00 November 4th, 2014|Notícias|0 Comments