Mondial de La Bière Rio de Janeiro 2014 – segunda edição

A Cidade Maravilhosa e o Brasil, como um todo, recebem novamente este importante evento cervejeiro. Em sua segunda edição o Mondial de La Bière Rio de Janeiro 2014 é muito mais do que apenas reunir o público que aprecia cervejas e os produtores, fornecedores e prestadores de serviço num mesmo local. Este evento é o desdobramento do que foi a primeira edição e que além das melhorias, promete entrar de vez no calendário nacional de eventos cervejeiros.

Em 2013 foram mais de 20 mil pessoas reunidas no Terreirão do Samba, no Centro do Rio de Janeiro. Para 2014 a expectativa de acordo com as divulgações da empresa organizadora é de bater esta marca de público, apresentando mais de 600 rótulos de cervejas, workshops e talk-shows. O Mondial é promovido pela mesma empresa que realiza o Brasil Brau e o Degusta Beer & Food, este último inclusive o TripBeer apoio por meio de conteúdo como você confere aqui e aqui.

Para 2014 uma das grandes expectativas, certamente, é se vai rolar rótulos exclusivos para o evento. Na primeira edição alguns rótulos das americanas Dogfish Head, Sierra Nevada, Shmaltz (He’Brew), Lagunitas e a da canadense Dieu du Ciel vieram pela importadora Buena Beer. Esta última, a Die udu Ciel, veio a ser exportada oficialmente para o Brasil em julho, último. Esse contêiner exclusivo que veio para o evento evaporou. Já no segundo dia os rótulos começaram a se esgotar. Afinal, vale lembrar que o preço estava super justo e as long necks saiam por 18 reais. Alguém já tinha pensado em pagar 18 reais numa Dogfish no Brasil? Eu não. De certo, é que quem foi e conferiu quer mais!

dogfish head sierra nevada mondial de la biera 2013 rio de janeiro

Alguns dos rótulos da Dogfish Head e os rótulos da Sierra Nevada que vieram em 2013.

lagunitas shmaltz he'brew mondial de la biere 2013 rio de janeiro

Rótulos da Lagunitas e Shmaltz (He’Brew) que vieram em 2013. Será que algo no aguarda em 2014?

Também não falta a vontade de bater aquele papo com os responsáveis pelas cervejarias e tomar as belas produções nacionais da Colorado, Bodebrown, Noi, Invicta, Júpiter, 2 Cabeças, dentre outras.

invicta 1000 ibu chopp on tap mondial de la bière rio de janeiro 2014

Quero mais 1000 IBU on tap! (Foto: Cervejaria Invicta)

Uma novidade já confirmada é a vinda de Jeppe Jarnit-Bjergsø, dono da Evil Twin. Ele será jurado do MBeer Contest Brazil, competição de cervejas que ocorre dentro do evento e que teve entre as premiadas de 2013, cervejarias como a Colorado e a Bodebrown.

jeppe jarnit-bjergso mbeer contest brazil mondial de la biere 2014 rio de janeiro

Quem sabe ele não traz alguma novidade junto com a presença dele… (Foto: Mondial de La Bière)

Ele também estará presente na programação do Palco Mondial.

mbeer contest mondial de la biere rio de janeiro 2013

MBeer Constest em 2013 (Foto: Mondial de La Bière)

Jeppe já possui uma história com o Brasil, tendo lançado duas colaborativas com a gaúcha Tupiniquim e uma nacional própria da Evil Twin, a Metro Man Imperial Stout. Confira elas aquiAh, não podemos esquecer que em breve será lançada a segunda nacional dele, a Big Bang Lager. Será que já vamos poder prová-la durante o Mondial e até mesmo esperar por outras novidades? Espero que sim!

evil twin big bang lager jeppe mondial de la biere 2014 rio de janeiro

Novo rótulo nacional da Evil Twin. (Foto: Evil Twin)

Mudanças

Na primeira edição o Mondial precisou trocar de local praticamente em cima da hora o que, apesar de ainda ser acessível, acarretou em uma estrutura que apresentou deficiências que foram sentidas na pele por quem compareceu, inclusive por este editor que vos fala.

Um calor tipicamente carioca e refrigeração insuficiente. Não fossem as cervejas e os pontos de hidratação (diga-se de passagem, que isso foi fundamental e poucos eventos ainda se atentam a isso) seria bastante complicado permanecer no local. Alguns pontos de compra de fichas e de comida também registraram muitas filas, acarretando em algumas insatisfações, mas nada grave.

Após muitas reclamações em redes sociais, a organização promete para esta segunda edição, uma refrigeração adequada e algumas outras melhorias. Fora as novidades que todos queremos ver e a disposição para provar muitas cervejas, acredito que o combate ao calor é uma das coisas mais esperadas para quem foi ano passado e para quem não foi, mas viu o grande número de reclamações.

Em 2013 também até o copo foi alvo. Com uma versão tulipa de bar e uma logo pequena e meio apagada, o copo oficial que cada visitante recebia ao entrar no evento foi também duramente criticado em contraponto ao copo da edição original do evento. É complicado, pois a legislação brasileira é bem burocrática com a presença de objetos de vidro em eventos, mas de fato um cuidado com os detalhes torna a festa mais bonita. Outro ponto que eu espero ver melhorias é com relação ao palco. Os talk shows, por exemplo, eram impossíveis de ouvir. O palco ficava de frente para a área de stands e fundia barulho das pessoas com o som alto do microfone e o resultado é que quase ninguém conseguia prestar atenção e participar ativamente. Vamos ver o que nos aguarda.

mondial de la biere rio de janeiro 2014 área externa

A área externa virou atração a parte em 2013 (Foto: Mondial de La Bière)

Felizmente a organizadora entendeu que muito do que foi falado era construtivo. Enfim, espero sinceramente não me decepcionar novamente com essas coisas e ver um saldo bem positivo neste ano. De resto é desejar muito sucesso e que nossos copos fiquem cheios das melhores cervejas disponíveis no local!

 

Ingressos

Os ingressos para o festival começam a ser vendidos hoje (16/09), a partir das 9h. O valor deste primeiro lote é de R$ 35,00.

Venda online (sujeito a taxa de conveniência) – ingressorapido.com.br

Pontos de venda no Rio de Janeiro, clique aqui para conferir.

 

 

Acompanhe o TripBeer para conferir mais novidades do Mondial de La Bière 2014. Durante o evento você poderá acompanhar uma cobertura completa por aqui.

 

Saúde e nos vemos lá!

 

By | 2014-09-19T03:21:48+00:00 September 16th, 2014|Notícias|3 Comments
  • karla mendes

    é verdade. eu fui no ano passado e achei bem tumultuado. Apesar do local ficar bem proximo de uma estação de metro, as ruas estavam bem vazias e mal sinalizado, para quem nao é do Rio e nao conhece a região ficou meio inseguro… A organização poderia ter solicitado apoio da Prefeitura ou da PM, sei la.
    Além disso, muiiiiiito quente! Tomara que melhorem mesmo!

  • TripBeer

    Pois é, calor foi pouco em 2013. Mas, como disse é torcer para as melhorias terem sido implantadas e o evento ser sucesso. Sobre o local, a noite de fato ficava bem deserto, um apoio na segurança seria bem vindo, realmente. Abraços

  • Pingback: Mondial de la Bière Rio de Janeiro - cervejas gringas | TripBeer()