Mais uma cervejaria artesanal vendida nos EUA

Pois é caros leitores, mais uma cervejaria artesanal foi vendida nos EUA. Porém, o título esconde uma pegadinha que muda o contexto dessa venda. Ao invés de vender a empresa para uma cervejaria de porte um pouco maior ou mesmo uma grande corporação, a venda foi feita para um outro grupo muito importante. Já explico.

Nenhuma empresa por mais capital que tenha vive sem o seu principal ou um dos seus principais ativos que são seus trabalhadores. E foi exatamente para esse grupo que a Odell Brewing, criada em 1989, vendeu a maioria das suas ações.

doug e wynne odell

Doug e Wynne Odell em 1989 no começo da cervejaria (Foto: OBC)

 

Em comunicado ao mercado a empresa esclareceu que cada um dos seus 115 trabalhadores detêm agora ações da Odell que totalizam 19%. A equipe executiva ficou com 51% e a família Odell, composta por Doug Odell (fundador), Wynne Odell (diretora executiva) e Corkie Odell (chefe de RH) ficaram cada um com 10%, para manter o legado familiar.

odell brewing

Instalações da Odell (Foto: OBC)

 

A indústria de cerveja artesanal está mudando drasticamente e temos visto vários dos nossos amigos e vizinhos que vendem suas empresas, no todo ou em parte, a grandes fabricantes de cerveja e empresas de private equity “, disse Doug Odell, em comunicado. “Mesmo que essas opções sejam mais lucrativas do que o que escolhemos, acreditamos que as pessoas que construíram Odell Brewing Company são os melhores para nos conduzir com sucesso para o futuro.”

odell brewing empregados

(Foto: OBC)

 

Os Odells foram claros sobre o que eles queriam como seu legado: continuação do tecido cultural da cervejaria, a sua estabilidade financeira e ao seu controlo independente.

Como funciona essa venda

O plano de opção de ações para os empregados, a forma mais comum de empregado-propriedade de uma empresa, é um plano de aposentadoria, muitas vezes usado para dividir as ações da partida de empresários em uma relação de confiança e, em seguida, entre cotas de funcionários, em relação ao salário do empregado. Os funcionários podem acessar suas ações quando eles deixam a empresa ou se aposentam.

Imagina se a moda pega de vez com as cervejarias de lá? Por aqui em um futuro distante não vejo isso acontecendo.

 

Cheers!

 

[Fonte: ColoradoAN]

By | 2015-08-14T14:11:48+00:00 August 14th, 2015|Notícias|0 Comments