IPA Glass – o que você precisa saber sobre este copo

Que as IPAs são ótimas cervejas ninguém discute. Que o mundo cervejeiro vive uma verdadeira febre delas menos ainda. São dezenas de lançamentos daquela IPA mais tradicional às suas diversas variações e ingredientes utilizados. Mas, quanto ao copo ideal para tomar uma dessas cervejas, o que você já ouviu falar? Acompanhe, esse post é sobre o IPA Glass.

 

Vamos começar pela história dele. O IPA Glass foi desenhado e produzido pela empresa alemã Spiegelau em colaboração com Sam Calagione da Dogfish Head e Grossman Ken da Sierra Nevada, em 2013 após intensa pesquisa. Ele é portando um reflexo de mais de 500 anos de experiência dos alemães e algumas décadas de excelentes cervejas artesanais destas duas cervejarias americanas.

Spiegelau IPA Glass

Um fato inegável é que a publicidade em torno, especialmente da Dogfish Head, ajudou bastante para que este copo virasse objeto de desejo dos cervejeiros. Praticamente tudo que a cervejaria lança é acompanhado bem de perto por milhares de pessoas mundo afora. Claro que o formato belo e inusitado e sua promessa de valorizar a experiência de degustar uma boa IPA ajudam a fomentar ainda mais a vontade de possuir um.

60 Minute IPA Glass

Dogfish Head 60 Minute no IPA Glass. Sensacional!

 

Características – ele é produzido em vidro de alta qualidade e transparência com capacidade para 540ml. Seu corpo mais estreito na base e largo na parte superior, além de uma espessura mais fina do vidro, beneficia a degustação e apreciação do aroma de forma ampliada.

 

Este formado ajuda a reter o frio, mantendo a temperatura adequada por mais tempo e a sua bacia curva e larga ajuda a valorizar o perfume dos lúpulos, levando-os diretamente para o seu nariz no momento em que você leva o copo à boca. E essa é uma das principais questões, a intensificação dos aromas.

 

Como servir – o ideal é servir no ângulo de 45º e finalizar com o copo reto. Isso permite que você possa apreciar uma bela formação de espuma que borbulha do fundo do copo até o seu topo e que irá se manter por um bom tempo, senão até o final, dependendo de cada cerveja. Mas sem criar espuma em excesso. Tudo isso proporcionado pela curvatura do seu design exclusivo.

 

Cada gole é acompanhado de um trajeto do líquido pelo copo, no qual o fluxo irregular devido as curvaturas fazem a espuma, o perfume e a carbonatação receberem um cuidado individual que convergem para uma única coisa: a valorização daquilo que está no copo para a sua percepção e experiência.

Spiegelau IPA Glass

Southern Tier 2X IPA, BrewDog IPA is Dead Waimea e Stone Sublimely Self-Righteous Black IPA, todas no IPA Glass



Conclusões – ele faz da sua experiência ao beber uma IPA, algo melhor e pude comprovar tomando diferentes delas. Inclusive intercalando entre o IPA Glass e o Pint tradicional. Foi o que fiz com a cerveja Sexta-Feira (veja mais sobre ela aqui) Mas, não precisa abandonar o seu pint e nem se desesperar se não conseguir o copo da Spiegelau.

Spiegelau  IPA Glass

Sexta-Feira degustada com o IPA Glass e um Pint tradicional

 

Onde achar? – no mercado brasileiro é possível achar em algumas lojas do Mr. Beer. Também estava a venda na loja virtual da Eisenbahn sob encomenda, não sei se ainda está (lembram que esse foi o copo oficial da American IPA Frosty Bison?). Porém nessas duas opções eles são de uma versão ligeiramente menor que o da Dogfish Head e Sierra Nevada. Ou em sites como o Spicy e Casa di Cor. Outra opção, porém que exige paciência por conta do tempo de entrega, é recorrer ao eBay.

Eisenbahn IPA Glass

Nítida, porém pequena diferença de tamanho entre o copo original e o utilizado pela Eisenbahn

 

Obs 1: algumas pessoas reclamaram de alguma não praticidade para segurá-lo, especialmente quem possui uma mão grande. Mas quem nunca teve problema com algum outro copo né?! E ele é um pouco frágil também. Muito cuidado na hora que for lavar.

 

Obs 2: não para por aí. A Spiegelau também produziu o copo ideal para Stouts. Dessa vez em parceria com a Left Hand e Rogue Ales, também americanas. O formato é bem similar ao IPA Glass. Quem abordou o lançamento foi o blog Full Pint. Veja mais aqui.

 

Consiga um, experimente e conte para nós o que achou.

 

Saúde!

 

 

Para acompanhar mais do TripBeer, acesse:

Facebook.com/blogtripbeer

Twitter.com/tripbeer

By | 2014-07-14T20:12:43+00:00 July 14th, 2014|Curiosidades|3 Comments