IPA Day – uma celebração ao amargor

Pera lá, uma celebração ao amargor? De amarga já não basta à vida? A resposta é um categórico não. Nesse caso, quanto mais amargo melhor. Esse é o IPA Day, uma celebração a um dos estilos mais aclamados de cerveja, a India Pale Ale. Neste dia, amargor, IBU e lúpulo são alguns dos termos que formam praticamente um mantra na boca dos cervejeiros. O objetivo é aproveitar tudo aquilo que o lúpulo, especialmente em altas doses, pode nos oferecer.

A data foi criada em 2011 adivinhem onde? Na terra dos caras que resolveram radicalizar a coisa toda, os Estados Unidos e ano após ano vem crescendo e reunindo mais hopheads ou lupulomaníacos em todo mundo. É o International IPA Day, sempre comemorado no início do mês de agosto. Por aqui não seria diferente, é claro. No Brasil a maior festa, IPA Day Brasil 2014, ocorreu neste último dia 30 em Ribeirão Preto, São Paulo, reunindo cerca de 6.000 litros de mais de 30 IPAs nacionais.

ipa day brasil 2014 ribeirão preto

Logo do IPA Day Brasil 2014 (Foto: Academia de Ideias Cervejeiras)

Mas, nem tudo são flores (de lúpulo, rá!). Já que o TripBeer não foi até Ribeirão Preto e nem Ribeirão preto veio até o TripBeer, ou melhor veio, mas, apenas, no formato de uma garrafa, não poderia deixar a data passar em branco. Reuni algumas das melhores IPAs que vinha garimpando desde o início do ano e fiz um IPA Day particular. Afinal o importante era fazer parte de uma forma ou de outra dessa brincadeira alcoólica toda. Ah, para aproveitar melhor ainda, vale muito a pena possuir um bom pint ou um IPA Glass, pois faz toda diferença. Veja mais aqui.

ipa day cervejas tabasco trip beer

Já que era para amargar, vamos queimar também!

Pra ficar tudo ainda melhor, muito ribs on the barbie com fritas!

ribs on the barbie fritas tabasco ipa day trip beer

E tome pimenta em cada pedaço!

História

Você já deve ter ouvido falar que o estilo foi acabou surgindo para possibilitar a entrega de cervejas inglesas na Índia, então colônia britânica, já que as Pale Ale comuns não resistiam à distância da viagem e estragavam. Bom, apesar de uns buracos nessa história, a essência dela é verdadeira. As IPAs atendiam o mercado indiano. Não à toa o estilo é associado a figuras da cultura daquele país como o elefante e outros deuses. Mas, como o objetivo desse post não é falar sobre o surgimento do estilo, deixo duas opções de bons posts dos blogs Papo de Bar e Bê-a-bá com mais detalhes da história e curiosidades do estilo.

 

E vamos de encontro ao amargor!

 

Founders All Day IPA

Estilo: IPA com 4,7% ABV

founders all day ipa day trip beer

Essa IPA na verdade é uma Session, ou seja, feita justamente para ser mais suave, o que em momento algum a torna uma cerveja ruim. Muito pelo contrário, você irá querer mais e mais. A All Day IPA como o nome sugere em inglês é uma IPA para todo dia. Sua espuma bege de boa formação e média persistência. No aroma lúpulo, cítrica (maracujá/abacaxi) e malte com notas caramelizadas em uma combinação suave, certeira, sendo bastante agradável. No sabor mais lúpulo, o cítrico permanece, porém um pouco mais destacado e o álcool é imperceptível. O final é amargo, cítrico e bem suave também, de média duração. Carbonatação, corpo e complexidade médios, tudo muito bem construído nos seus 42 IBU. A cor é de um cobre claro e turvo. Eu que não sou tão fã de IPAs mais suaves, adorei essa. Certamente compro para ter no estoque novamente.

 

Great Divide Titan IPA

Estilo: IPA com 7,1% ABV

great divide ipa titan ipa day trip beer

Outra IPA americana e excelente representante do estilo. Sua espuma é branca de média formação e baixa persistência, bem cremosa. No aroma ela é bem lupulada e herbal quase que como o nome diz: um Titã de lúpulo. Doce do malte remetendo ao caramelizado e a rapadura. No sabor mais lúpulo, notas doces novamente, cítrico (laranja) e alguma especiaria que não consegui precisar. O álcool é bem discreto, o que se sente é uma lembrança de que esta cerveja possui 7,1% ABV. O final é bem amargo, ligeiramente alcoólico e doce e de média duração. A carbonatação, corpo e complexidade médios. Cor cobre, bastante turva, fica linda no copo. Uma baita cerveja, bem intensa com 65 IBU e refrescante.

 

Odell India Pale Ale

Estilo: IPA com 7% ABV

odell ipa day trip beer

Acho que esse elefante do rótulo não está pulando a toa. Essa IPA é mais um claro exemplo de lupulagem americana, não chegando a ser agressiva, mas bem intensa. Sua espuma é bege de boa formação e persistência, com presença de muitas bolhas o que a deixa bem cremosa e forma um belo topo. No aroma lúpulo, lúpulo e mais lúpulo. Herbal, notas de mel e certa acidez remetendo a manga verde. Que combinação! No sabor o amargor é intenso com bastante lúpulo, manga verde novamente, notas doces, especiarias (cravo), algo de chá e álcool discreto. Tudo isso nos seus 60 IBU. O final é seco de intenso amargor e que vai ficando adocicado, de longa duração. Carbonotação e corpo médios e uma boa complexidade. A cor é âmbar com bastante turbidez. Excelente cerveja e uma vontade sem fim de quero mais!

 

Rubicon IPA

Estilo: IPA com 6,5% ABV

rubicon ipa day trip beer

Última das IPAs americanas do dia, esta é novamente um outra digna representante do estilo. Sua espuma é branca de ótima formação e persistência, com presença de muitas bolhas e bem cremosa, formando um belo topo consistente. No aroma uma boa dose de lúpulo, frutas vermelhas, e malte. No sabor o lúpulo é ainda mais intenso, amargor bem carregado, álcool ameno, mas perceptível. Nota-se também o malte com um papel bem secundário, trazendo apenas uma distante note doce. Corpo e carbonatação médios e baixa complexidade. O final é bem amargo de média duração. A cor é cobre, puxando um pouco pro amarelo claro. Não é uma top de linha, mas com certeza pede mais do que uma garrafa de 600ml pode oferecer.

 

Cerveja de 4 anos do blog FullPintBR

Estilo: Imperial IPA com 8% ABV

fullpintbr jabu bird 1000 ibu oak aged ipa glass trip beer

Essa já é uma velha conhecida aqui do blog. De uma intensidade sensacional, ela novamente agradou e mostrou presença no copo e na boca. Uma cerveja bem complexa que pede mais, mas que nem se eu pedir pro dono dela, o Fabrício, eu vou ter. A produção foi limitadíssima. Bom, dessa vez vou me limitar a dizer aqui a porrada que ela é. Para conferir a degustação completa dela, clique aqui.

 

Shepherd Neame IPA

Estilo: English IPA com % ABV

sheperd neame ipa nonik pint trip beer

Não poderia ter um IPA Day sem uma representante dos criadores do estilo. Ainda mais para contrastar com a tendência de radicalizar da escola americana. Sua espuma é bege claro de boa formação e persistência com presença de muitas bolhas. Bem cremosa. No aroma lúpulo bem intenso, canela, malte bem presente e um floral bem agradável. O sabor é lupulado, mas não tão intenso, com boa dose de amargor e uma presença média de álcool. O final é amargo e caramelizado de média duração. A carbonatação, corpo e complexidade são médios. Ela tem um primoroso equilíbrio entre lúpulo e malte que brigam por espaço, mas no final cada um desempenha o seu papel muito bem. Sua cor é âmbar avermelhada. Uma boa pedida para quem quer provar uma IPA mais tradicional.

 

BrewDog Old World India Pale Ale

Estilo: English IPA com 7,5% ABV

brewdog old world nonik pint ipa day trip beer

Por incrível que pareça, a BrewDog lançou esta série, Old World, que resgata o estilo mais clássico de algumas cervejas. E é justamente isso que essa cerveja é, um resgate as IPAs mais tradicionais, sendo uma autêntica English IPA, dedicada ao início do estilo e do transporte para a Índia. Sua espuma é bege de boa formação e média persistência. No aroma bastante lúpulo, cítrica (laranja, maracujá) e herbal. No sabor o lúpulo persiste com boa dose de amargor, malte com notas mais doces e um pouco defumada. O álcool é perceptível, mas não muito intenso. O final é amargo de média duração. Seu corpo e carbonatação são médios e a complexidade é baixa. Mas engana-se quem achar que essa cerveja é fraca ou que deixa a desejar. Nessa simplicidade, ela desponta como uma excelente opção por uma IPA britânica. O fato de vir em garrafa de 750ml permite que você encha o copo mais de uma vez e aprecie cada boa golada.

 

É isso amigos, ano que vem espero trazer notícias direto do IPA Day oficial. Enquanto isso vamos amargando a vida com essas ótimas IPAs feitas mundo afora e valorizando também as excelentes criações nacionais que cada vez mais saltam em qualidade.

 

Espero que tenham tido um dia bem amargo e com ótimas cervejas também.

Saúde!

By | 2014-09-01T15:21:44+00:00 September 1st, 2014|Degustações|1 Comment