Harviestoun Ola Dubh – Ales maturadas em barris de whisky

Se há uma  coisa que os escoceses prezam é por um bom whisky. Mas, como nem só de whisky vivem os escoceses, que tal inserir as suas características na cerveja? É daí que a já consagrada cervejaria Harviestoun produz as Ola Dubh, verdadeiras Ales maturadas em barris de whisky. O resultado? Excelente e dá vontade de ter várias garrafas para fazer guarda.

Bom, vamos ver o que esperar nesse post das Ola Dub 12, 18 e Vintage Limited Edition 1991. Mas, há outras como as Ola Dubh 16, Ola Dubh 30, Ola Dubh 40 e Orach Slie. Não se tratam nenhuma raridade e são até relativamente fáceis de se achar pelo mercado nacional.

O whisky no caso são os Highland Park em seus diferentes anos.

whisky highland park 12 year harviestoun ola dubh special reserve 12

Highland Park Aged 12 years, que dá origem a Ola Dubh 12 (Foto: divulgação)

 Interessante notar que a Harviestoun aproveitou a cor é praticamente a mesma fonte na parte da idade do whisky para usar em suas garrafas. Mais um complemento a já bela combinação do destilado com a cerveja!

A propósito, talvez você esteja se perguntando ‘O que diabos é Ola Dubh?’. Tão simples como a cor da cerveja revela, Ola Dubh (lê-se ôla dú) em gaélico (dialeto falado ainda na Escócia e Irlanda) significa ‘óleo negro‘.

Pra fechar as curiosidades, a base destas cervejas é a mesma. Trata-se da Old Engine Oil (óleo velho de motor), eis aí a relação ainda mais explícita pro nome, que por sinal é uma Old Ale bem interessante. O que varia é a maturação nos barris que foram produzidos os whiskys das diferentes idades.

 

Ola Dubh 12

harviestoun ola dubh special 12 reserve degustação trip beer

Estilo: Old Ale com 8% ABV

Copo ideal: Pint, taça de conhaque ou Snifter (para as três cervejas)

Essa mistura incrível foi envelhecida em barris de carvalho selecionados, anteriormente usados ​​para amadurecer Highland Park 12 Year Old Single Malt Whisky, acrescentando notas de whisky complementares a nossa achocolatada, cerveja agridoce”.

Apresenta uma espuma marrom de baixa formação e persistência. O aroma é bem maltado com notas de café, chocolate, álcool perceptível, defumado e amadeirado. O sabor possui o amargor bem característico da torra, preservando as notas de café, sensação de chocolate amargo, madeira, defumado, frutas escuras, álcool bem evidente, desce quente e remete bem ao whisky. O corpo é médio, bem licoroso. Apesar do álcool e da percepção do whisky darem o tom em cada gole, é uma cerveja muito bem equilibrada, de alta complexidade e ótima para tomar bem devagar, aproveitando cada aquecida e que amargor que o álcool e o malte tem a oferecer.

Carbonatação média. Cor preta opaca. O final é amargo, bem torrado, alcooólico de média duração. O aftertaste deixa um gostinho de whisky e do café e chocolate. Ótima cerveja!

 

Ola Dubh 18:

harviestoun ola dubh special reserve 18 degustação teku glass trip beer

Estilo: Old Ale com 8% ABV

Ola Dubh 18 é o que você começa quando envelhecemos a Old Engine Oil em barris usados ​​anteriormente para amadurecer Highland Park 18 (‘Best Spirit of World’), que confere um frutado, personalidade de whisky em nossa rica, cerveja escura.

Aperesenta espuma marrom de baixa formação e persistência. O aroma é bem amadeirado, álcool, remete também diretamente ao whisky, defumado, maltado com notas de chocolate e café. O sabor é bem semelhante ao da Ola Dubh 12, porém o álcool é ainda mais evidente e a textura ainda mais licorosa e oleosa. A O gosto de whisky também é mais forte, afinal já é um 18 anos né. No mais o malte e sua torra marcam bem o café e o chocolate. O toque amadeirado persiste também. Complexidade alta e muito bem equilibrada.

harviestoun ola dubh special reserve 18 degustação trip beer

A carbonatação é média e a cor preta opaca. O final é torrado, cafeinado e alcoólico, quente de média duração. O aftertaste é bem alcoólico, com um belo equilíbrio com o malte. Quanto mais aquece no copo, mais caracterizada como um destilado ela fica. Sensacional!

 

 

Vintage Limited Editon 1991:

harviestoun ola dubh vintage limited edition 1991 degustação trip beer

A bela garrafa da 1991

Estilo: Old Ale com 10,5% ABV

Ola Dubh 1991 é a primeiro em nossa anual Edição limitada Série Vintage (que produziu apenas 20 mil garrafas). É envelhecido exclusivamente em barris de Highland Park, de 1991 e é engarrafado com força total uma poderosa 10,5% ABV“.

Apresenta espuma marrom de baixa formação e persistência. O aroma é maltado, com notas de chocolate bem evidentes e um suave toque de café. O álcool também surge um pouco, mas fica mais contido. Amadeirado e whisky também complementam bem o aroma. O sabor é marcante no álcool. Os 10,5% estão meticulosamente inseridos na cerveja. Malte, sua torra com café e chocolate, frutas escuras, whisky, madeira, defumado, notas doces também formam a bela complexidade que é esta cerveja.

harviestoun ola dubh vintage limited edtition 1991 teku glass trip beer

A carbonatação é média. A cor é preto opaca. O final é achocolatado, alcoólico com boa presença do whisky, bem quente de média duração. O aftertaste é marcante no whisky com uma quebra sutil proporcionado pelo café e chocolate. Uma baita cerveja, com uma excelente presença na boca marcadas pelo equilíbrio entre doce, amargor e álcool. Envelhecê-la, harmonizá-la com chocolates amargos e outros doces mais intensos, ou simplesmente deixar para abrir em um dia mais frio, certamente são uma boa pedida!

 

 

Lloniannau!

 

 

 

By | 2014-10-31T17:47:53+00:00 October 31st, 2014|Degustações|0 Comments