Evil Twin Yin e Yang – dualidade e equilíbrio na cerveja

O nome destas duas cervejas, ou melhor, destas três cervejas (falo mais a frente disso), é um daqueles casos em que a idea se aplica plenamente a realidade. Yin e Yang são conceitos elementares do taoísmo, uma religião de origem chinesa, que refletem a dualidade, mas também o equilíbrio e o complemento de tudo que existe no universo. A velha lógica do bem e do mal, do bonito e do feio, do positivo e do negativo, etc. Quando falamos na Evil Twin, versão má como o próprio nome diz (gêmeo do mal em tradução literal) do cervejeiro Jeppe Jarnit-Bjergsø, relacionamos também a Mikkeller, de Mikkel Borg Bjergsø, seu irmão. Temos ai o Yin e Yang no universo cervejeiro e essa mesma dualidade e equilíbrio em duas cervejas excelentes.

O Yin é o princípio feminino, a terra, a passividade, a escuridão e absorção e o Yang o princípio masculino, o céu, a luz e a atividade. Acho que já deu para entender por que a Yin é uma Imperial Stout e a Yang uma Imperial IPA. Até o estilo foi pensado para a oposição e o equilíbrio das duas cervejas, refletidas em suas cores, aromas e sabores.

O interessante desse conceito é que nada existe sem as duas forças atuando. Na verdade, o equilíbrio reside justamente em ter sob uma mesma matéria o Yin e o Yang. Por isso o símbolo tei-gi que representa essa oposição de forças faz referência a uma força adentrando na outra, em um círculo que remete a um ciclo infinito. Viram, mais uma vez cerveja não é só o líquido, mas uma bebida que se envolve com diversos assuntos e histórias.

Yin Yang tei-gi símbolo

Não, Yin e Yang não são o nome daquele símbolo que todo mundo rabisca e tatua por aí. O nome é tei-gi

 

Eu disse que eram três cervejas, certo? Então vamos a elas!

 

Yin

Evil Twin Yin degustação trip beer

Estilo: Imperial Stout com 10% ABV

Copo ideal: Pint

Uma bela Imperial Stout, fabricada na cervejaria Two Roads Brewing de Connecticut, EUA.Ela apresenta uma espuma marrom de boa formação e baixa persistência, levemente cremosa. A cor é preta opaca, bem bonita. No aroma um forte cheiro de chocolate amargo e complemento do malte com notas de café bem suaves, caramelo e açúcar mascavo que conferem um tom mais doce um pouco.

No sabor o torrado se divide de igual para igual entre o chocolate amargo e o café. O doce ganha mais evidência também no início do gole, mas é rapidamente encoberto pelo amargor da torra. O álcool apesar dos 10% ABV não é tão marcante. O corpo é bem cremoso, aveludado e a torna ainda mais interessante. É uma cerveja muito bem equilibrada, feita de forma primorosa. A carbonatação é média. O final é bem torrado, cafeinado e achocolatado, amargo, de média duração e com mais espaço para o álcool, que aquece e fecha com chave de ouro o ato de provar a Yin.

 

Yang

Evil Twin Yang degustação trip beer

Estilo: Imperial IPA com 10% ABV

Copo ideal: Pint, IPA Glass

A Yang também é produzida na mesma cervejaria que a Yin. Ela apresenta uma espuma bege de boa formação e média persistência, bem cremosa. Sua cor é âmbar com tons acobreados e bem turva. O aroma é lupulado intenso, herbal, cítrico, presença de notas caramelizadas bem suaves. No sabor o lúpulo permanece em destaque, bem amarga, o cítrico é menos evidente que no aroma e as notas mais doces como o caramelo completam o conjunto, mas exercem um papel em segundo plano. Ela é ainda bem resinosa e o álcool é bem aparente e equilibrado. A carbonatação é média. O final é seco, amargo, lupulado de longa duração.

 

A terceira cerveja!

Blend Yin e Yang

Evil twin blend yin yang ipa glass imperial stout imperial ipa degustação trip beer

Notem que bela espuma vai se formando

A Yin é a força opositora, ou é a Yang? Pro Yin e Yang não existe classificação do bem ou do mal, mas sim a relação que uma força exerce sobre a outra. É justamente o que ocorre ao se misturar as duas cervejas. Este ato inclusive é o recomendado para complementar de vez o conceito das duas cervejas originais. Mas, lembrando, após provar cada uma em separado.

A mistura das duas é algo bonito de se ver. Uma formação de espuma intensa e bem rica é a primeira imagem que se vê, com resultado de igual proporção. O que fica é um creme marrom um pouco mais claro que o da Yin e de boa persistência, cremoso e que vai te acompanhar até o gole final.

Evil Twin Yin Yang blend ipa glass degustação trip beer

O resultado final

 

A cor que prevalece é da Yin também, mas com alguns tons marrons. O aroma ganha o lúpulo da Yang, o que se prova um excelente complemento. Notas maltadas torradas com boa presença de café, chocolate, caramelo, cítrico discreto também se fazem presentes em uma mistura muito bem equilibrada e interessante. É o auge da aplicação do conceito de Yin e Yang pela Evil Twin. Na boca o lúpulo é ainda mais presente com boa intercalada com as notas que a Yin pode conferir. Novamente café e chocolate amargo estão evidentes e atuando em harmonia com todo o conjunto da cerveja. Bem encorpada, cremosa e de sensação oleosa/resinosa. O álcool ganha o devido destaque, ficando bem mais evidente. O final é uma verdadeira mistura. Amargo, lupulado, cafeinado, resinoso e quente.

Um verdadeiro complemento entre estilos diferentes! Deliciosa! Não são as únicas cervejas da Evil Twin a terem esta elevada qualidade, mas certamente são duas que merecem o devido destaque.

 

Bebeu as duas, fez o blend, achou tudo isso muito bom?

Na verdade existe a terceira cerveja de fato. A Evil Twin produz com os escoceses da BrewDog, a Yin e Yang em uma única garrafa. Uma Black IPA de 11,2% ABV. Infelizmente ela não veio para o Brasil ainda. Vamos torcer para aportar por aqui uma hora dessas!

evil twin yin yang black ipa

 

Saúde e equilíbrio, afinal em se tratando de álcool isso é fundamental!

By | 2014-09-29T13:07:27+00:00 September 29th, 2014|Degustações|2 Comments
  • Cristóbal Gevert R.

    hi, I love the last picture you have, can I use it to promote the beer in my country?

  • TripBeer

    Hello. Yes, you can use, but only if you include the appropriate photo credit wich is to TripBeer.com

    And whats is your country?

    Cheers!