Eisenbahn define estilo do concurso Mestre Cervejeiro 2015

Está decidido, o estilo escolhido pelo voto popular é o Irish Red Ale. O Concurso Mestre Cervejeiro chega em sua sexta edição e os cervejeiros já podem começar a testar suas receitas do estilo. O período para inscrição será revelado em breve.

A Irish Red Ale é uma cerveja complexa e bem elaborada. Uma de suas principais características está na aparência cuja cor é âmbar a cobre avermelhado profundo. Quanto ao aroma, o malte deve ser de baixo a moderado e o lúpulo, geralmente é ausente ou muito baixo. No sabor, o dulçor é moderado de malte caramelo, ocasionalmente com um tostado amanteigado ou lembrando toffee. Seu final deve ter um leve gosto de grão torrado, que trará uma típica secura no final. O sabor do lúpulo também não deve se destacar. (Amargor: 17-28 IBU). Densidade Original: 1.044 – 1.060 – Álcool. 4,0% – 6,0% v/v).

“Com o estilo definido, os cervejeiros caseiros já podem começar a fazer seus testes e elaborar a receita. Criar uma Irish Red Ale não é uma tarefa fácil e acreditamos que será um ótimo desafio para quem produz ou quer começar a fazer sua própria cerveja. Esperamos colaborar com o aprendizado de todos e para que o mercado tenha a melhor Irish Red Ale feita por quem realmente entende de cerveja”, afirma Leonardo Gayer, gerente de cervejas especiais da Brasil Kirin.

No ano passado, o Concurso Mestre Cervejeiro recebeu mais de mil inscritos, onde o vencedor foi o cervejeiro Anderson Faller, responsável por elaborar a fórmula de uma Belgian Blond Ale. A expectativa para este ano é de receber ainda mais participantes.

Vem coisa boa por aí! A propósito, a cerveja ganhadora do concurso de 2014 foi lançada há poucos dias. É a Ventura, uma Belgian Blond Ale com 6,9% ABV.

concurso mestre cervejeiro eisenbahn ventura

Eisenbahn Ventura

Saúde e façam suas receitas!

By | 2015-03-19T13:28:56+00:00 March 18th, 2015|Notícias|0 Comments