Dark Lord 2011 e 2014 – excelentes cervejas da 3 Floyds

Dark Lord. Esse nome costuma causar alvoroço no meio cervejeiro. Essas excelentes cervejas são da 3 Floyds, cervejaria norte-americana de Munster, Indiana. Bem, com os rótulos Dark Lord 2011 e 2014 em mãos, tive ainda a oportunidade de provar diferentes edições desta cerveja e já posso adiantar, que espetáculo, são ótimas.

São cervejas difíceis de se conseguir, mesmo lá nos Estados Unidos, pois são vendidas oficialmente apenas no dia do Dark Lord Day. Além disso são aclamadas mundo afora pela aura que a 3 Floyds criou em torno dela e do seu festival. Quando ver uma à venda, sim, de vez em quando aparece por ai, compre, mas pelo preço certo é claro. A verdade é que além de ser uma cerveja de guarda, como a demanda é alta e a oferta é baixa, o valor tende a disparar.

3 floyds dark lord 2011 dark lord 2014 tiberian inquisitor degustação trip beer

Teve a presença também da Tiberian Inquisitor.

Já havia falado aqui da Dark Lord 2011 logo quando a consegui e também do Dark Lord Day 2014. Confira – Dark Lord 2011.

 

E vamos ao senhor da escuridão! Começamos pela edição deste ano.

 

Dark Lord 2014 – blue wax

3 floyds dark lord 2014 russian imperial stout degustação trip beer

Dark Lord 2014

Estilo: Russian Imperial Stout com 15% ABV

Antes de mais nada, quando se abre a garrafa um aroma bem cafeínado e achocolatado já se faz perceptível. O segundo aspecto é o conjunto da cor com a espessura do líquido, parece um óleo.

A espuma é marrom de média formação e baixa persistência, formando um creme bem bonito. O aroma além de cafeínado e achocolatado como já citado, é maltado e com presença de madeira, álcool discreto, baunilha e notas doces bem evidentes, remetendo a açúcar mascavo. O sabor é ainda mais achocolatado predominantemente amargo, o café também fica mais forte, aveludada, oleosa, notas doces, baunilha, madeira, corpo bem denso, presença de sedimentos.

O final é licoroso, cafeínado com uma torra bem intensa. O aftertaste é de chocolate amargo e aquecido pelo álcool. A carbonatação é baixa.

3 floyds dark lord 2014 taça 3 floyds russian imperial stout degustação trip beer

3 Floyds MM XIV!

Uma cerveja muito complexa, bem intensa, com um ótimo equilíbrio entre o amargor e o doce.

 

Dark Lord 2011 – yellow wax

3 floyds dark lord 2011 russian imperial stout degustação trip beer

Dark Lord 2011

Estilo: Russian Imperial Stout com 15% ABV

Novamente a cor preta opaca e o líquido espesso aguçam a percepção visual com a Dark Lord. Porém, após pouco mais de 3 anos de guarda, o aroma se modifica um pouco. Claro, comparada a edição de 2014, ainda fresca, o envelhecimento com certeza iria causar diferenças, ainda que sutis. Impressionante como após este tempo, boa parte das características principais ainda estão ali.

A espuma segue marrom, porém de baixa formação e persistência, mas ainda sim um creme bonito de se ver. No aroma o chocolate amargo fica mais ao leite, baunilha e açúcar mascavo. O café perdeu bastante da sua potência, mas a torra do malte ainda se faz presente, com um amargor característico. Bem licorosa, porém menos que a 2014. O álcool segue bem inserido, mesclado nesse mix de aromas e sabores, sem se destacar, mas aquecendo os goles.

No final o café se faz um pouco mais presente, mas é rapidamente tomado pelo chocolate, com um amargor de média duração. O aftertaste é bem torrado, com algumas notas doces e o álcool se mostra um pouco mais evidente.

Novamente, uma cerveja bem equilibrada, complexa e que o tempo só veio a deixá-la ainda mais interessante. Quem me dera ter outra 2014 para envelhecer e ver o resultado mais a frente.

 

3 floyds dark lord 2011 dark lord 2014 taça 3 floyds degustação trip beer

Dark Lord 2011 e 2014 e a bela taça da 3 Floyds

 

Pra fechar a cerveja do inquisitor

Tiberian Inquisitor

3 floyds tiberian inquisitor degustação trip beer

Tiberian Inquisitor, uma bela cerveja co uma arte bem bacana e cera laranja na garrafa

Estilo: Belgian Strong Pale Ale com 9,5% ABV

Outra cerveja de edição limitada da 3 Floyds, a Tiberian Inquisitor é uma cerveja digamos, diferente.

Apresenta espuma bege de média formação e persistência, com presença de muitas bolhas. O aroma é frutado, trigo, banana, notas adocicadas, malte, floral. Parece uma mistura de uma Pale Ale com uma Weiss e uma Belgian Strong Ale, pegou um elemento de cada.

O sabor é levemente cítrico, floral, notas doces ao fundo, álcool suave apesar dos 9,5% ABV, um pouco azeda, frutas vermelhas e lúpulo ao fundo. Mais um mix de vários sabores que no conjunto ficam bem interessantes e se equilibram muito bem.

O final é seco, com uma presença legal de lúpulo e frutado de média duração. O aftertaste é amargo, frutado e tendendo mais pro doce. A carbonatação é média e a cor é cobre com tons bem avermelhados, um pouco turva.

Agradou bastante, bem complexa e inusitada.

3 floyds rótulo tiberian inquisitor degustação trip beer

Rótulo bem bacana da Tiberian Inquisitor

 

Então foi isso, um mini e próprio Dark Lord Day, longe de ter a personalidade do evento e longe de algumas verticais que já foram feitas aqui no Brasil, mas apreciando uma das Russian Imperial Souts mais interessantes que já tive a oportunidade de conhecer e beber, além dessa maluca Belgian Strong Pale Ale.

 

Cheers

 

By | 2014-11-19T19:30:31+00:00 November 19th, 2014|Degustações|2 Comments