Curtas #29 – um giro pelas novidades da cerveja artesanal

A coluna Curtas #29 já vem no embalo de Natal, cheia de novidades  da cerveja artesanal para encher os nossos copos! Tem importação nova, chopps sazonais exclusivos, lançamentos, aumento de distribuição, novidades em lata e muito mais!

A Cervejaria Dádiva, de São Paulo anunciou a sua primeira novidade em lata. Trata-se da Venice Beach, uma Session IPA que foi envasada em latas de 350ml, não possui pasteurização e conta com 4,5% ABV. Além de ser a primeira no portfólio da Dádiva, esta cerveja é uma das primeiras do país em latas deste tamanho. Algumas outras já exploram latas de 473ml e 1 litro. De registro que temos, apenas a Karavelle já envasou a sua Pilsen em lata do mesmo tamanho.

cervejaria dádiva venice beach

 

Ainda falando em latas, a norte-americana Stone Brewing também aderiu as latas e passou a envasar a sua Arrogant Bastard Ale também neste tipo de embalagem!

stone arrogant bastard ale lata

 

Já que falamos de Stone, vamos dar uma pincelada em uma das maiores novidades do mercado americano. O recorde de cervejarias artesanais em operação naquele país foi quebrado. Em 1873, época até então auge e pré Lei Seca, os EUA possuíam 4,131 cervejarias e no dia 02/12/2015 atingiu o pico de 4.144. Um marco para a revolução cervejeira e lá e sem dúvidas, inspiração pro resto do mundo!

us beers

 

Também por lá surge uma novidade em termos de cervejas trappistas. A Spencer Trappist, primeira cervejaria com selo trappista da América e também fora da Europa lança uma IPA com 7,2% ABV.

spencer trappist ipa

 

Voltando ao Brasil e voltando também a Dádiva, a cervejaria produziu a receita vencedora do 6º Concurso Estadual de Cervejeiros ACervA Paulista deste ano. Trata-se de uma Double IPA que foi escolhida entre 77 receitas que disputaram o certame. A cerveja possui 8,7% ABV e chama-se Bazooka, cujo pai é o cervejeiro caseiro Jorge Do Val.

bazooka double ipa

 

Novidades importadas! A Get Trade – empresa mãe da Get – Cervejas Especiais – traz para o Brasil mais um reforço no time da Shipyard Brewing, cervejaria do Maine (EUA). São mais quatro cervejas que já estarão disponíveis nos PDVs neste final de ano. São elas:

Shipyard Little Horror of Hops – Rye IPA com 5,9% ABV

Shipyard Applehead – Fruit Beer com 4,5% ABV

Shipyard Rye Pale Ale – com 4,9% ABV

Shipyard Barrel AGed Summer “Estival” – com 6,3% ABV

shipyard brewing

A Little Horror of Hops, uma das novidades! (Foto: reprodução/ divulgação)

 

Além disso, uma nova cervejaria desembarca por aqui, também via Get Trade. É a Gladiator Brewing, que pertence ao mesmo grupo da Shipyard e Sea Dog e chega com a Barrel Aged Gladiator Bestiarius, uma Imperial Porter de 9,4% ABV.

gladiator brewing

 

Chega também a Base Camp Brewing, uma parceria exclusiva da rede Mr. Beer com a WBeer. A cervejaria aporta aqui no Brasil com três cervejas em garrafas de alumínio e com lançamento oficial marcado para o dia 08/12 no Empório Alto dos Pinheiros (SP), às 18h30

Base Camp In-Tents: India Pale Lager – com 6,8% ABV 

Base Camp Pilgrimage Saison – com 7,1%

Base Camp S’more Stout – com 7,7% ABV

base camp brewing no brasil

 

A Way Beer investiu forte em chopes. Com exclusividade para os restaurantes ICI Brasserie de São Paulo a cervejaria oferta a Session Ambrée, uma cerveja que foi feita especialmente para o evento “A Rua da França” – evento de gastronomia – e que recebe a uva Cabernet Franc em sua composição, além de ser maturada em carvalho francês. A novidade já está plugada desde o dia 02/12.

Way-Session-Ambree-ICI

 

Além disso, para bares de Curitiba está disponível a Summer Ale.

way beer summer ale

 

A Cevada Pura divulgou o copo especial do tipo Stange para a sua cerveja Kölsch.

cevada pura kölsch

 

A cervejaria Wäls trouxe direto dos EUA, da Buffalo Trace Destillery (Kentucky), barris de bourbon para mais novidades da linha Barrel Aged. O que virá por aí? Ainda é mistério!

wäls barris

E tome Barrel Aged! (Foto: Wäls)

 

A Cervejaria Capitu, que completou um ano de vida em novembro, lançou nos últimos dias a cerveja Diadorim, uma Belgian Saison com mandioquinha e que possui 5,3% ABV e 18 IBU.

cervejaria capitu diadorim

 

Atenção cariocas! A Bamberg está com distribuição oficial agora no Rio de Janeiro via Buena Beer!

bamberg buena beer rio de janeiro

 

Até a próxima, sempre com muito mais novidades sobre cerveja artesanal do Brasil e do mundo!

 

Saúde!

By | 2015-12-04T12:49:37+00:00 December 4th, 2015|Notícias|0 Comments