Curtas #21 – um giro pelas novidades da cerveja artesanal

Caros leitores, vamos a mais  uma coluna Curtas! Nesta edição #21 você vai conferir eventos, linhas de destilados de cervejarias, lançamentos no mercado nacional e internacional, nova fábrica de artesanal do sul e muito mais, confira!

Você que está acostumado a ouvir falar de Guinness e ver apenas aquela lata preta ou as demais versões em garrafas, irá agora se deparar também com a Guinness Nitro IPA. O nome ‘Nitro’ não é a toa e faz referência as famosas bolinhas de nitrogênio encontradas nas latas. Vamos torcer para chegar ao Brasil!

Guinness nitro ipa

 

Vem aí o Festival da Primavera Bodebrown. O evento irá ocorrer no dia 10 de outubro e irá contar com mais de 10 cervejas da Bode On Tap, além de cervejarias convidadas, food trucks e dos participantes poderem levar seus pets. Em breve será divulgada a lista oficial das cervejas, comidas e convidados. Mas, desde já, deixe anotado na sua agenda!

festival da primavera bodebrown

 

As boas novas da primavera não param por aí! A Vila St. Gallen comemorada a chegada da estação com um chope de trigo no estilo Berliner Weisse, um estilo alemão tradicional de Berlim e que data do século XVI. O chope foi produzido pelo mestre cervejeiro Carlos Hesse e pelo cervejeiro Gabriel Di Martino e irá contar com 5% ABV, acidez acentuada e aromas acéticos.

E tem mais, o chope chega na versão original e na versão maturada com adição de uma fruta tropical. Então você aí do Rio de Janeiro ou que vai passar pelas bandas de lá em breve, não perca a oportunidade e visita a Vila St. Gallen e aprecie a bebida da estação!

vila st gallen berliner weisse

 

A cervejaria Schornstein está apostando pesado no seu crescimento. Dos 30 mil litros que produzia mensalmente em 2013, passou para 100 mil em 2015 e agora prepara um salto para 300 mil litros/mês em 2016.

Para isso a cervejaria está montando uma nova fábrica em um prédio histórico na cidade de Pomerode. A inauguração está prevista para junho de 2016. Desejamos saúde e sucesso na empreitada!

cervejaria Schornstein nova fábrica

 

Quem curte rock deve estar ligado que o AC/DC estão lançando o 17º álbum de carreira, o Rock or Bust. Mas, a novidade é que o novo disco irá contar com uma cerveja de mesmo nome. Produzida em parceria com a rede de lojas ALDI, a cerveja foi produzida na cervejaria alemã Karlsberg e tem seu design inspirado na arte do disco.

ACDC rock or bust

 

A cervejaria Urbana irá lançar no dia 29 de setembro, às 19h no Empório Alto dos Pinheiros (SP), a Centeio Dedo. Além do nítido trocadilho com o nome, típico de seus rótulos, a cerveja é uma American Rye IPA, sazonal, com 6,5% ABV e 63 IBU.

Urbana Centeio Dedo

 

Sam Calagione da Dogfish Head segue ampliando o seu portfólio de destilados ou ‘spirits’ como os americanos chamam. A cervejaria está lançando a Analog Vodka, o Compelling Gin e o Whole Leaf Gin, disponíveis apenas nos EUA. Para saber mais sobre os destilados, acesse aqui.

dogfish head distilling spirits

 

Por falar em destilados, o chef Ronaldo Rossi divulgou uma notícia bem interessante. A Get Cervejas Especiais traz ao Brasil a linha de destilados da Adnams Copper House Distillery, que faz parte da cervejaria inglesa Adnams. A distribuição começa em breve.

cervejoteca destilados adnams

Olha só que beleza! (Foto: Ronaldo Rossi)

 

Vem aí a Beertoon Brewing, cervejaria fruto da parceria do mestre cervejeiro Leonardo Botto, do cartunista Ique e do empresário Léo Cerqueira. O lançamento está agendado para o Mondial de la Bière 2015, no Rio.

A cervejaria já começar com corpo. Serão quatro rótulos (Alguimia #1, uma Imperial IPA, Pedra Bonita, uma Helles, Delação Premiada, uma India Pale Lager e Mimosa, uma Irish Red Ale) de lançamento com tiragem de 10 mil litros e uma novidade que promete fomentar as panelas da galera caseira. As cervejas virão com a receita no rótulo.

beertoon brewing leonardo botto

 

A cervejaria norte-americana Surly Brewing divulgou a versão do rótulo barrel aged da Darkness 2015. A cerveja para quem não sabe é uma Russian Imperial Stout lançada anualmente nos mesmos moldes do Dark Lord Day da 3 Floyds e do Hunahpu’s Day da Cigar City. Esta versão foi envelhecida em barris de Rye Whiskey.

surly darkness 2015 barrel aged

 

A Brewers Association lançou a versão 2015 do seu Guia de Estilos. O material é uma das referências mundiais em estilos ao lado do BJCP. Para acessar o guia, clique aqui.

brewers association guia de estilos

 

O World Beer Awards 2015 colocou duas cervejarias brasileiras em destaque. A Wäls e a Bamberg. A cervejaria mineira listou a Bohemian Pilsen e a Brut como as melhores do mundo em seus estilos e a cervejaria paulista ficou com a melhor Altbier.

World Beer Awards 2015 wäls e bamberg

 

Os visitantes da Oktoberfest de Blumenau este ano terão uma novidade. A Escola Superior de Cerveja e Malte oferecerá cursos rápidos entre os dias 9 e 24 de outubro, na sede da instituição. Inscreva-se.

Escola Superior de Cerveja e Malte cursos oktoberfest

 

Até a próxima!

 

Saúde!

 

 

 

By | 2015-09-25T19:23:19+00:00 September 25th, 2015|Notícias|0 Comments