Curtas #19 – um giro pelas novidades da cerveja artesanal

Amargor e lúpulo são as palavras que melhor definem a coluna Curtas #19. São dois lançamentos de IPAs nacionais e uma Pale Ale carregada no lúpulo! Além de novas importações, eventos e cursos cervejeiros para você participar. Confira!

A novata Green Lab Craft Brewery do Rio de Janeiro lança a sua Hip Hops, uma American Pale Ale com 5,1% ABV, 35 IBU e que recebeu lúpulos Citra, Cascade, Centennial e Amarillo, além de dry-hopping de Citra e Cascade. Este é o primeiro rótulo comercial da cervejaria e podemos esperar mais novidades em breve.

cervejaria green lab hip hops

 

A Cervejaria Nacional em parceria com Doug Odell da Odell Brewing, Tarantino Brewery e Isabela Raposeiras relançam a Pingado IPA, uma combinação de café e lúpulo com 7,5% ABV e 50 IBU. A cerveja estará disponível nas torneiras da Nacional no dia 14 de setembro!

cervejaria nacional pingado ipa

(Foto: Cervejaria Nacional)

 

Mais uma cervejaria estreante coloca seu primeiro rótulo nos PDVs do Brasil. É a cigana Bombata com sua American IPA de lançamento. Uma cerveja com 6,6% ABV e 50 IBU e que recebe lúpulos americanos com dry-hopping de Mosaic, Citra e Simcoe.

cervejaria bombata

 

A arara azul já fermentou mais uma colaborativa. Segunda cerveja produzida em parceria com a paulista Dama Bier, a Tupiniquim se prepara para lançar a Tchin Tchin, uma Belgian Strong Golden Ale com 9% ABV e dry-hopping do lúpulo Azzaca.

tupiniquim dama bier tchin tchin

E esse rótulo, ficou ou não ficou bonito heim?!

 

A WBeer, conterrânea aqui do ES traz mais uma cervejaria belga para o Brasil. Desta quem aporta é a De La Senne, com três rótulos iniciais. Zinnenbier, uma Blond Ale com 5,5% ABV, Jambe de Bois, uma Tripel com 8% ABV e a Taras Boulba, uma Witbier com 4,5% ABV.

de la senne no brasil

 

Lembram do nosso post exclusivo sobre a coleção Delícias Ácidas de Verão da Morada Cia Etílica? Confira agora um vídeo com o pai das crianças, André Junqueira, falando mais sobre as novas cervejas e alguns dos futuros lançamentos da Morada, incluindo cidras, destilados e hidromel.

 

Essa semana o mercado de artesanais recebeu mais um pouco de lenha na fogueira. A Heineken comprou 50% da norte-americana Lagunitas, quinta maior cervejaria artesanal dos EUA, por volume. E como tudo que acontece neste mercado, em especial na terra do Tio Sam reverbera mundo afora já é possível lançar dois questionamentos.

1 – Será que a Lagunitas chega por aqui oficialmente?

2 – A Heineken, além da SAB Miller são as duas outras gigantes que ainda não se movimentaram no cenário artesanal brasileiro, ao contrário da AB-InBev e Brasil Kirin. É possível uma movimentação por aqui também? Aguardemos!

Heineken Lagunitas

 

 

A Mikkeller já começou a divulgar sua coleção de cervejas para o Natal. Torcer para o Papai Noel mandar algo para cá!

mikkeller xmas

 

O Lamas Brew Shop promove a primeira turma do curso ‘Como fazer cerveja‘ em São Paulo. A loja irá oferecer todo suporte para a produção de uma cerveja caseira com qualidade e os alunos vão conhecer a parte teórica da produção por meio de palestra sobre insumos, equipamentos, estilos e finalizando com uma brassagem prática.

O curso, que acontecerá no dia 12, das 9h30 às 17h00, será ministrado pelos Lamas: David Figueira, Elson Rigon e Alessandro Morais. Ficou interessado? Clique aqui para saber mais e garantir a sua vaga!

lamas brew shop cerveja caseira

 

A Baden Baden já começou a promover a sua Oktoberfest 2015. O evento, na verdade, será uma período de comemoração entre os dias 16 a 29 de outubro, no bar da fábrica, em Campos do Jordão.

baden baden oktoberfest 2015

 

 

Saúde e até a próxima!

By | 2015-09-11T15:44:43+00:00 September 11th, 2015|Notícias|0 Comments