Curtas #14 – um giro pelas novidades da cerveja artesanal

Hoje tem aquisição de cervejaria nos EUA, lançamento na Way Beer, importação nova no Brasil, nova cervejaria no pedaço e Great American Beer Festival. Ficou curioso? Então confere aí nossa coluna Curtas #14 e saiba as novidades da cerveja artesanal!

A Way Beer inovou e envasou. Após lançar apenas em chope a Brett IPA e conferir o sucesso da criação, a cervejaria resolveu envasar em uma edição limitada a cerveja. Com 6,9% ABV e produzida com lúpulos Galaxy, Columbus e Citra, além de levedura 100% Brettanomyces, a cerveja recebe uma segunda fermentação na garrafa sem adição de açúcar. Quem quer? Todo mundo né!

way beer brett ipa

Sede! (Foto: Way Beer)

 

Mais uma bomba no mercado de craft beer norte-americano. A belga Duvel Moortgat anunciou a compra da Firestone Walker. A cervejaria já é a terceira aquisição do grupo nos EUA, na qual já detém a Ommegang e a Boulevard. Enquanto debates são travados, o mercado segue aquecido de fusões e aquisições, seja por mega cervejarias, seja por grupos artesanais.

firestone walker duvel

 

O Dia Mundial do Rock já passou, mas o pai do estilo musical desembarcou no último dia 15 no Brasil. É uma versão da Lucifer, a Lucifer Black, produzida pela cervejaria belga Het Anker. A edição é limitada e distribuída apenas para alguns países selecionados pela cervejaria. Além disso a cerveja vem disponível apenas em barris. Quem traz esta beleza é a Buena Beer.

lucifer black buena beer

 

Nova cervejaria gaúcha na área! Aliás, o terrinha produtora de cerveja heim!? Pois é, a novidade da vez é a Cervejaria Solerun, localizada em Nova Prata e de propriedade dos sócios Felipe Lenzi, Tiago Sottili, Reginaldo Rosa e o mestre cervejeiro, Matheus Bassani.

Com capacidade atual de 15 mil litros/mês, o lançamento ocorre com quatro rótulos e a promessa de sazonais já em 2016. No momento temos a Munich Helles, Weiss, IPA e Penélope, uma Belgian Ale em homenagem à contribuição das mulheres no mundo cervejeiro.

Sucesso aos novos empreendedores e parabéns pelo trabalho visual, os rótulos estão bem bonitos. Agora é aguardar a distribuição aumentar para prová-las uma hora dessas.

cervejaria solerun

 

Lembram da La vie est Belle, dos brasileiros da Paraphernalia Craft Ales, que produzem nos EUA? Ela já está envasada e em breve aporta aqui em terra brasilis!

paraphernalia craft ales La vie est Belle

(Foto: Paraphernalia Craft Ales)

 

Festival de cerveja, quando bem organizado e com idoneidade é sempre algo bom. Mas, não acho que tenha no mundo um festival como o Great American Beer Festival, que ocorre entre os dias 24 e 26 de setembro em Denver, Colorado.

A brincadeira envolve mais de mais 800 cervejarias, que representam quase 1/3 das mais de 3 mil cervejarias artesanais dos EUA, somando mais de duas mil cervejas à disposição do público. Participar disso é preparar fígado, criar roteiro de visita e esquentar o dedo no Untappd hahaha

great american beer festival 2015

 

Foi lançada nesta quinta-feira (16) no Empório Alto dos Pinheiros (SP) a Madureira, da Cervejaria Brasiliana. A cerveja é uma Saison com adição de 120kg de jabuticaba e 5,5% ABV.

cerveja brasiliana

 

A cerveja do 19º aniversário da Stone Brewing já tem nome e cara. Bom, pelo menos uma parte da cara, já que só uma parte do rótulo foi divulgada. A cerveja irá se chamar Thunderstruck (ouvi AC/DC aí?) e é uma IPA, com os lúpulos australianos Vic Secret, Topaz e Galaxy.

stone 19th anniversary thunderstruck ipa

Essa é pra tomar batendo cabeça! (Foto: Stone)

 

Até a próxima, saúde!

 

By | 2015-07-17T18:20:51+00:00 July 17th, 2015|Notícias|0 Comments