Copa do mundo – veja aqui uma seleção de 11 cervejas brasileiras

Em tempos de Copa do Mundo 2014 da Fifa, quem anda batendo um bolão também são as cervejarias nacionais em algumas competições. Para ser mais exato, na South Beer Cup que ocorreu dentro da Brasil Bier em Belo Horizonte/MG e no Mondial de La Bière em Montreal, Canadá. Nesse post você ainda confere 11 cervejas brasileiras que formam uma bela seleção.

Na Brasil Bier nomes como BodeBrown, Colorado, Coruja, Dama Bier, Falke Bier, Baden Baden, além de outras já consagradas novamente conquistaram boas premiações e colocações. E também algumas cervejarias mais recentes como a gaúcha Tupiniquim, que foi eleita a melhor cervejaria de 2014, colocaram o país lá no topo. Para uns uma surpresa, para outros, o esperado reconhecimento por um tremendo trabalho com novas receitas e parcerias com cervejarias internacionais como a Omnipollo e a Evil Twin.

Medalhas de ouro, prata e bronze vieram aos montes, nos mais diversos estilos de cervejas avaliados. A própria Tupiniquim foi ouro com as Polimango DIPA na categoria Imperial Ale e Extra Fancy IPA na American IPA. A Invicta de Ribeirão Preto foi ouro com a Saison a Trois, uma colaborativa com a carioca 2 Cabeças, entre as Belgian & French Ale e prata com a Sexta-Feira (já falada aqui) entre as Imperial Ale. A Bodebrown foi bronze com a Tripel Montfort entre as Belgian Strong Ale. Ao todo são quase 70 medalhas conquistadas, veja todas aqui!

Tupiniquim Medalhas

Tupiniquim e suas medalhas. Parabéns!


Já no Mondial de La Bière foram mais cinco medalhas. Novamente algumas cervejarias foram premiadas e reconhecidas como a Bodebrown com três medalhas: platina, pela melhor cerveja do festival com a Perigosa Double (Viva La Revolucion!) e ouro com a Cacau Ale e a Imperial Stout. A Colorado ganhou ouro com a Ithaca Oak Aged e a Coruja com a Weizenbock. Foram quatro de ouro, das 11 que o festival premiou dentre todas as categorias!

 

Mas, não é só isso. Fora de campo as cervejarias nacionais têm conquistado mais fãs e consumidores, independente de qualquer resultado em competições, sejam nacionais ou internacionais. Novos investimentos como a construção da nova fábrica da Colorado e o surgimento de novos rótulos e até exportações são apenas uma pequena prova do que está acontecendo, apesar de dificuldades como a alta carga de impostos, por exemplo.

 

Mais uma copa

No mês de setembro deste ano, entre os dias 2 e 6, ocorrerá a Copa Cervezas de America, que vai ocorrer no Chile. Serão mais de 500 cervejas competindo, conquistando novos mercados, atraindo olhares e claro, amaciando o fígado de muita gente. Vamos aguardar o orgulho que as brasileiras poderão nos dar mais uma vez. Lembrando que entre os dias 20 e 23 de novembro já está confirmada a 2 edição do Mondial de La Bière Rio de Janeiro.

 

Chega de competição? Não!

Como ainda tem muita água (e cerveja) para rolar nessa Copa do Mundo, que tal uma seleção de algumas cervejas de alguns dos países que estão competindo?Cada país possui um número de cervejas quase impossível de calcular e que formariam grandes seleções.

Confira 11 destas, que certamente são jogadoras de peso (paro o seu copo é claro):

 

Tupiniquim Extra Fancy (sim, estou empolgado com o que esses caras estão oferecendo ao mercado)

Tupiniquim Extra Fancy

Tupiniquim Saison de Caju

Tupiniquim Saison de Caju

Invicta/Stillwater 6 o’clock

Invicta 6 oclock

Invicta 1000 IBU

Invicta 1000 IBU

Colorado Ithaca

Colorado Ithaca

Eisenbahn Frosty Bison

Eisenbahn Frosty Bison

Baden Baden Chocolate Stout

Baden Baden Chocolate Stout

Jupiter IPA

Jupiter IPA

Bodebrown Wee Heavy

Bodebrown Wee Heavy

Barco Kings & Queens

Barco Kings Queens

Way Beer Sour Me Not Acerola

Way Beer Sour Me Not Acerola

 

Para acompanhar mais do TripBeer, acesse:

Facebook.com/blogtripbeer

Twitter.com/tripbeer

 

Saúde, um salve para as cervejarias nacionais e pra cima deles Brasil, #vaitercopa!

 

Fotos:

www.puromalte.com.br

www.clubedomalte.com.br

Cervejaria Tupiniquim

Copa Cervejas de America

South Beer Cup / Brasil Bier

Mondial de La Bière

By | 2014-06-18T13:47:47+00:00 June 18th, 2014|Curiosidades|5 Comments