Confira quatro cervejas que farão você comemorar o 4 de julho

Terra do Tio Sam, do fast/junk food, do Obama e seu Yes We Can, da Disney, do Mickey e de uma infinidade de coisas que eu nem vou entrar no mérito. Afinal o importante nesse post são as quatro dicas de cervejas para beber (comemorar?) neste  4 de julho. O famoso Independence Day.

 

Bom, a realidade é que desde o início da colonização americana, os imigrantes já faziam receitas variadas para a época. Misturando ingredientes nativos ou não habituais para as receitas, como abóboras (não à toa temos as Pumpkin Ales), para não deixaram de beber aquela boa e velha bebida, a cerveja, claro! Ou seja, inovação está no sangue dessa galera desde sempre e em prol do líquido sagrado. Depois, durante o começo do século XX eles já tinham uma indústria cervejeira vibrante, mas veio a Lei Seca e acabou com tudo.

 

Mas, no início dos anos 80 a cena começou a fervilhar novamente e em uma mescla de produções caseiras e micro e pequenas cervejarias artesanais teve início o que hoje é conhecido como Escola Americana. Cervejarias consagradas como a Rogue, por exemplo, surgiram nessa época. Atualmente os EUA contam com mais de 2,4 mil cervejarias artesanais de acordo com dados da Brewers Association e milhares de produtores caseiros em um movimento crescente em números e criatividade.

 

Chega de história e vamos as 4 dicas. Trata-se do que eu já pude provar e considero realmente bom ou ao menos inusitado o suficiente para valer dar uma prova. São cervejas que podem estar ao seu alcance (ao menos em algum site – veja aqui onde encontrar) para tomar nesta sexta-feira (finalmente é sexta né?!) de 4 de julho.

 

North Coast Old Rasputin

North Coast Old Rasputin 4 de julho

Estilo: Russian Imperial Stout com 9% ABV

Rasputin para quem não conhece, era um famoso místico russo da época dos czares. Ele ocupou altas posições na Corte Imperial Russa. Já o estilo, era produzido pelos ingleses, principalmente para o mercado russo. Ligando os pontos, esta cerveja é uma homenagem e uma volta no tempo do império russo, mas com o jeito americano. Ironias ou não, os eternos lados opostos da Guerra Fria encontram-se juntos numa cerveja!

 

Founders Curmudgeon

Founders Curmudgeon Old Ale 4 de julho

Estilo: Old Ale com 9,8% ABV

Essa é uma cerveja para produzida com melaço e envelhecida em barris de carvalho. Quem mora na beira do mar, com certeza já ouviu uma história de pescador. A Curmudgeon é feita para todos, mas especialmente para aqueles que vão poder desfrutá-la com uma bela vista da praia.

 

Rogue Voodoo Bacon Maple Ale

Rogue Voodoo Bacon 4 de julho

Estilo: Other Smoked Beer with Bacon com 6,05% ABV

Sim, você leu certo. Aquela palavra bacon não está à toa no nome dessa cerveja. A Rogue produz várias cervejas com diversos tipos de ingredientes inusitados. Existe até uma linha específica para essas cervejas, é a Voodoo Doughnuts. Com a Voodoo Bacon Maple Ale foi a vez dessa maravilha para carnívoros ser utilizada. Experimente, no mínimo vai achar “diferente”!

Pig

A matemática é simples. Baby o porquinho mais lúpulo mais malte é igual a cerveja, no caso a Voodoo com Bacon

 

Stillwater Stateside

Stillwater Stateside Saison 4 de julho

Estilo: Saison com 6,8% ABV

Saison, também conhecido como Farmhouse Ale, é um estilo do Velho Mundo e que os americanos estão produzindo e inovando cada vez mais. A Stillwater é famosa por produzir algumas belas cervejas do estilo e essa é um dos seus ícones. Ela é uma representante clara do que os americanos fazem. Pegam algo que já existe, colocam uma roupagem nova com boas doses de inovação e lançam um produto, no caso cerveja, excelente. Ideal para dias de verão, nada impede que seja apreciada no nosso inverno, que não é lá muito frio né.

 

Cheers!

 

Para acompanhar mais do TripBeer, acesse:

Facebook.com/blogtripbeer

Twitter.com/tripbeer

By | 2014-07-04T14:46:18+00:00 July 4th, 2014|Curiosidades|2 Comments
  • Eraques Cavalheiro

    Rapaz, deu uma vontade danada de provar essas dai, irado o post!

  • TripBeer

    Eraques, em Vitória acho que você não consegue nenhuma delas. Mas confira nos sites que já listei que a maioria deve ter a venda ainda. Só digo uma coisa, valem a pena, nem que seja pra beber uma única vez. Abraços