Concurso Mestre Cervejeiro Eisenbahn 2015

Concurso Mestre Cervejeiro, promovido pela Eisenbahn está chegando a sua 6º Edição. A primeira etapa ocorrerá hoje, 03/03, a partir das 10h, através do site www.mestrecervejeiroeisenbahn.com.br. Os internautas poderão votar até o dia 16/03, segunda feira, às 12h, no estilo que terão que elaborar. Os estilos pré-definidos e que serão votados são: Extra Special Bitter, Irish Red Ale e American Stout.

enquete concurso mestre cervejeiro eisenbahn 2015

Os fãs de cerveja poderão votar pelo estilo Extra Special Bitter que possuí uma variedade de lúpulos, coloração dourada a cobre profundo. A transparência é límpida e brilhante, além de conter um colarinho quase branco, de moderado a baixo, entre outras caraterísticas. (Amargor: 30-50 IBU. Densidade Original: 1.048 – 1.060. Densidade final: 1.010-1.016. Álcool: 4,6% – 6,2%v/v).

Além disso, poderão optar também pelo estilo Irish Red Ale. Uma de suas principais características está na aparência cuja cor é âmbar a cobre avermelhado profundo. Quanto ao aroma, o malte deve ser de baixo a moderado e o lúpulo, geralmente é ausente ou muito baixo. No sabor, o dulçor é moderado de malte caramelo, ocasionalmente com um tostado amanteigado ou lembrando toffee. Seu final deve ter um leve gosto de grão torrado, que trará uma típica secura no final. O sabor do lúpulo também não deve se destacar. (Amargor: 17-28 IBU). Densidade Original: 1.044 – 1.060 – Álcool. 4,0% – 6,0% v/v).

Os cervejeiros ainda terão mais um estilo para votar. Trata-se de uma American Stout, seu aroma necessita ser moderado a forte, de maltes torrados; frequentemente apresentando café torrado ou chocolate amargo. Ainda do aroma, o lúpulo deve aparecer muito pouco, podendo optar pelos cítricos ou resinosos, provenientes de lúpulos norte-americanos. A aparência terá que apresentar uma coloração geralmente preta. E o sabor lembrará malte torrado, muitas vezes remetendo ao café. Também trará lembranças com chocolate ou caramelo. (Amargor: 35-75 IBU. Densidade Original: 1.050 – 1.075. Densidade final: 1.010-1.022- Álcool: 5,0%-7,0 v/v)

“Estamos muito animados para começar os trabalhos do 6º Concurso Mestre Cervejeiro. Um novo estilo será definido em breve. O momento da votação é muito importante e todos podem participar e conhecer um pouco mais do concurso. Acreditamos que conseguimos despertar a curiosidade de muitas pessoas que querem começar a produzir cerveja. Isso é fundamental para contribuirmos com o crescimento da cultura cervejeira”, afirma Leonardo Gayer, gerente de cervejas especiais da Brasil Kirin.

concurso mestre cervejeiro eisenbahn

Kit com as quatro primeiras edições do Concurso Mestre Cervejeiro Eisenbahn

Em 2014 a Eisenbahn lançou um kit com as quatro primeiras edições do Concurso, contendo a Dama do Lago, Joinville Porter, São Sebá e Frosty Bison. Em breve termos um post com a degustação das quatro na sequência!

Também em 2014, o Concurso Mestre Cervejeiro recebeu mais de mil inscritos, onde o vencedor foi o cervejeiro Anderson Faller, responsável por elaborar a fórmula de uma Belgian Blond Ale. A expectativa para este ano é de receber ainda mais participantes.

Acho que prefiro o primeiro ou terceiro estilos, vamos ver qual será a vontade do público. Desde já desejamos sorte aos participantes desta edição de 2015!

Saúde!

Com informações da Ketchum Estratégia

By | 2015-03-03T15:07:45+00:00 March 3rd, 2015|Notícias|1 Comment