Cigar City é vendida para a Fireman Capital Partners

A Cigar City Brewing (natural de Tampa/Flórida), uma das principais cervejarias artesanais dos EUA, produtora de uma das cervejas mais icônicas do mercado craft americano, a Jai Alai (Imperial IPA), teve o seu controle acionário adquirido pela empresa de private equity, Fireman Capital Partners. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (14/03).

A Fireman Capital Partners, é uma empresa de investimentos sediada em Boston e que já possui em seu portfólio de ativos, participações em marcas como Oskar Blues, Perrin Brewing e Utah Brewers Cooperative, sob a holding United Craft Brews LLC, que possui como foco manter a aquisição de participações acionárias, especialmente majoritárias em outras empresas de cerveja artesanal.

Como é de praxe, a aquisição da Cigar City não teve os valores divulgados e o processo deverá ser concluído em até 90 dias.

A holding United Craft Brews se posiciona de forma vantajosa no mercado norte-americano, com suas empresas produzindo mais de 320.000 barris somente em 2015, classificado como TOP 15 entre os produtores.

cigar city jai alai

 

A ideia é que os produtos atinjam todo o mercado dos EUA, destaca o fundador da Oskar Blues, Dale Katechis. “Não é o objetivo principal, mas faz sentido do ponto de vista de negócios montar uma rede em todo país”.

Além disso a venda da Cigar City para a Fireman Capital, também marca o fim das especulações sobre rumores de que a empresa seria adquirida pela AB-InBev. Apesar de que é um fato, as conversações sobre esta pretensão por parte da macro com os antigos controladores da Cigar City.

Por fim, o acordo garantiu acesso da Cigar City ao capital da compradora, além da possibilidade de fabricar rótulos nas fábricas já existentes da holding. Só para se ter ideia, a Oskar Blues já está levantando a sua terceira cervejaria. Os antigos donos da Cigar City continuarão no negócio, liquidaram cerca de 44% de sua participação na empresa e ainda poderá receber ações da United Craft Brews.

Esta nova aquisição deixa claro: ser artesanal não é ter só amor, é negócio.

 

Saúde!

 

 

By | 2016-03-14T16:05:04+00:00 March 14th, 2016|Notícias|2 Comments
  • Ladir Almada Neto

    boa noite! quais são as outras cervejarias que integram esse fundo nos EUA?

  • TripBeer

    Ladir, está ali no segundo parágrafo: Oskar Blues, Perrin Brewing e Utah Brewers Cooperative. Há uma outra ainda, mas não consegui levantar o nome. O total de empresas da holding será de 5 cervejarias artesanais. Saúde!