Cervejarias brasileiras apostam em lojas virtuais próprias!

Apostando em um relacionamento direto com o cliente, algumas cervejarias brasileiras estão apostando em lojas virtuais próprias, para matar a sede de seus consumidores e emplacarem as vendas de artigos e acessórios de merchandising como camisetas, bonés, copos, chaveiros, abridores, etc.

A estratégia não é nova, porém se bem aproveitada – com infraestrutura adequada, transparência, variedade do mix de produtos – pode se tornar um ótimo canal de escoamento para os produtos das cervejarias e tornarem acessíveis cervejas que por vezes nem em lojas especializadas físicas e lojas virtuais.

Como dissemos, não é algo novo, na verdade é relativamente novo no Brasil. Nos Estados Unidos, além da consolidação do mercado de cervejas artesanais, estas possuem muitas vezes em sua estrutura o canal de vendas pela internet. Algumas possuem tantos itens como uma pequena loja de varejo comum. Apenas na Oskar Blues, uma cervejaria de Austin (Texas), a loja virtual possui mais de 100 itens sendo comercializados.

Porém, vale notar uma diferença entre as lojas de lá e as daqui. Como uma parte da legislação americana relacionada a bebida alcoólica é de responsabilidade de cada estado, muitos não permitem a venda direta das cervejas, havendo a necessidade da figura do distribuidor. Não permitindo, portanto, a venda da cerveja em si nos sites próprios. Já no Brasil a figura muda um pouco e as cervejarias podem vender suas bebidas diretamente ao público.

Mas, vamos as cervejarias que já montaram a sua estrutura de e-commerce!

Uma das mais antigas, porém limitada em termos de oferta é a loja virtual da Bodebrown.

O site comercializa alguns rótulos, os lançamentos da Wood Aged Series só ocorrem por lá, além da venda de cursos para homebrewer. Esperamos ver mais itens sendo comercializados!

bodebrown loja virtual

 

A Cervejaria Távola também possui uma loja virtual, porém pelos testes com CEP, ainda não entrega em todo Brasil aparentemente. São comercializados copos e cervejas.

cervejaria távola loja virtual

 

A Cervejaria Seasons também entrou na onda das lojas virtuais há alguns meses. No site há camisetas, copos, bonés, dentre outros itens.

cervejaria seasons loja virtual

 

Em junho deste ano a DUM Cervejaria também aderiu a este canal de vendas, porém com uma diferença. Ela criou uma marketplace dentro da loja Clube do Malte. Desta forma a cervejaria apenas disponibiliza os produtos e a loja-mãe que fornece a infraestrutura e gerencia as vendas. Na loja encontra-se cervejas, posteres, copos e outros acessórios.

dum cervejaria loja virtual

 

Mais recentemente três cervejarias, duas artesanais e uma mainstream adotaram lojas virtuais próprias.

 

A Brasil Kirin oferece o seu portfólio premium com Eisenbahn, Baden Baden, Kirin Ichiban e Devassa em uma loja central, com cada marca possuindo a sua página onde são encontradas cervejas, copos e kits.

brasil kirin loja virtual

 

A OPA Bier inaugurou recentemente a sua loja virtual, com um dos maiores mix de produtos de uma cervejaria artesanal brasileira. São cervejas, copos, camisetas, abridores, capas para celular, baldes para gelo, etc.

opa bier loja virtual

Uma das última a lançar sua própria loja virtual é a Cervejaria Küd. Já encontra-se à venda cervejas e copos.

cervejaria kud loja virtual

A Cervejaria Júpiter está há algum tempo anunciando que em breve será inaugurada a sua loja virtual, porém ainda sem data definida.

cervejaria júpiter loja virtual

Existem algumas outras cervejarias já com lojas em funcionamento e outras em vias de abertura, porém ainda é algo incipiente, que precisa de melhor estrutura, especialmente no que diz respeito a navegabilidade, mix de produtos e layout. Mas, como muitas coisas que estão em vias de crescimento no que diz respeito a sua importância no meio cervejeiro, estamos certas que em breve teremos cada vez mais opções de lojas virtuais próprias das nossas cervejas artesanais.

Vale destacar que não citamos o Empório da Cerveja, pois este deixou de ser exclusivo para cervejas do grupo Ambev e passou a atuar como um site com diversas opções. Foram listados aqui somente sites que comercializam única e exclusivamente os produtos das cervejariam que representam.

Saúde!

By | 2015-12-16T17:28:57+00:00 December 16th, 2015|Curiosidades|1 Comment
  • Joao Paulo Augusto

    Muito interessante, mas acho que nao sao todas as cervejarias que tem a infraestrutura para este atendimento, o modelo mais adequado é o de Marketplace dentro de outros sites, como é o caso da http://www.centraldacerveja.com.br que ja tem 4 marcas dentro de seu site.