Bodebrown Double Perigosa Wood Aged Series – cerveja fora de série

Não há maneira melhor de conhecer uma variação, do que conhecendo, neste caso bebendo, a cerveja original. Assim que a Bodebrown Double Perigosa Wood Aged Series foi lançada e adquiri as minhas, corri também para comprar a Perigosa. Esse post é uma degustação comparativa entre a envelhecida, uma cerveja fora de série de tão boa e interessante e a velha conhecida, de quem acompanha a cerveja artesanal brasileira já há algum tempo, Perigosa.

Na verdade, na verdade, a Perigosa derivou a Double Perigosa que acabou nesta versão Wood Aged. Uma pena não ter conseguido essa intermediária para a brincadeira ficar melhor ainda, mas não tem problema, o copo foi muito bem acompanhado por ambas.

Antes de seguirmos, dê uma conferia no post que abordamos o começo da série – Bodebrown Wood Aged Series – entrevista.

bodebrown double perigosa wood aged series perigosa degustação comparação trip beer

Perigosa e Double Perigosa prontas para provocar encrenca!

Só para lembrar, a Double Perigosa Wood Aged é uma edição limitada, safrada e numerada que foi vendida pela loja virtual da própria Bodebrown. Dentre as 3.000 garrafas postas à venda, uma parte era ainda mais limitada. Tratava-se de um kit com a taça oficial da cerveja.

bodebrown double perigosa wood aged series numeração safra 2014 trip beer

Numeração de uma das minhas garrafas

Vamos lá!

 

Perigosa

bodebrown perigosa imperial ipa india pale ale degustação trip beer

Estilo: Imperial IPA com 9,2% ABV

Copo ideal:IPA Glass ou Pint

Essa cerveja é um dos melhores exemplares nacional quando se fala em Imperial IPA. Já havia tomado algumas garrafas ao longo dos últimos anos e encheu o copo muitas vezes no Mondial de la Bière em 2013 no Rio de Janeiro. Abri-la novamente foi como rever um velho conhecido.

No copo ela apresenta uma espuma bege claro de ótima formação e persistência. Com muitas bolhas, bem cremosa, quase aveludada, além de consistente. O aroma é bem lupulado de forma intensa, notas cítricas de limão fazem um pano de fundo bem equilibrado. Malte, herbal, álcool evidente, mas em segundo plano e mesmo sem ser envelhecida ela tem um toque de defumado e amadeirado.

O sabor é bem lupulado também, seca, oleosa, amargor intenso, álcool aparente, picante, especiarias, o leve cítrico do aroma desaparece, levemente amadeirada e também leve acidez. Malte e algumas notas mais adocicadas como caramelo completam o belo sabor dela. Uma cerveja muito bem equilibrada, potente e digna de sempre que possível ser repetida.

O final é seco, amargo e um pouco maltado de boa duração. O aftertaste é amargo, bem lupulado. A carbonatação é média e a cor é âmbar com tons laranjas, bem turva e com presença de sedimentos.

 

Double Perigosa Wood Aged

bodebrown double perigosa wood aged series cerveja de guarda old beer degustação trip beer

Estilo: Wood Aged Beer

Copo ideal: taça de conhaque

A Double Perigosa Wood Aged Series 2014 é a versão da nossa premiada Double Perigosa envelhecida por 9 meses em barricas de carvalho francês, que foram anteriormente utilizadas para envelhecer vinho de uvas Cabernet Sauvignon. É a nossa cerveja mais alcoólica, com um imponentes 15,1% de ABV. Ela terá edição limitada devido ao seu longo período de fermentação, que faz com que a receita leve quatro meses para ficar pronta“.

Ao abrir a garrafa e sentir o aroma, a certeza de que nesta pequena garrafa a riqueza no aroma e paladar são enormes! A espuma que ela apresente é de um bege claro, bem cremosa, consistente e aveludada. Forma um belo topo e fica linda na taça.

O aroma é amadeirado intenso, lúpulo, malte, vinho, uma sensação um pouco quente devido ao álcool que é presente e bem inserido, notas doces, frutas vermelhas. O sabor é bem caracterizado por um dulçor bem agradável, nada enjoativo e característico do vinho, no caso o cabernet sauvignon. O álcool apesar dos 15,1% ABV se apresenta discreto, é defumada, uma boa pegada de madeira, amargor mais escondido, malte, licorosa, frutas vermelhas. Provoca ainda uma sensação quente na boca, a lembrança de que mesmo em meio a tantos sabores, o álcool está ali fazendo o seu papel.

O final é doce, quente, levemente alcoólica, frutada e característica de vinho de boa duração. O aftertaste é doce com um leve amargor, sensação um pouco adstringente e amadeirada.

bodebrown double perigosa wood aged series taça exclusiva degustação trip beer

O visual dela na taça é sensacional, muito bonita!

Complexa, equilibrada e quando vai aquecendo reforça ainda mais esse mix de características. Sorte ter outra garrafa, Double Perigosa Wood Aged, nos vemos daqui há cinco anos ou mais. Vamos envelhecer!

 

 

Se vale a dica, a única coisa que este editor aqui acha, é que a Bodebrown deveria fazer essa série em garrafas de 750ml e utilizar utilizar cera junto a tampinha ou por rolhas. A maior quantidade seria excelente e as mudanças na tampa tornariam o conjunto ainda mais bonito!

 

Saúde!

By | 2014-11-03T18:53:16+00:00 November 3rd, 2014|Degustações|5 Comments
  • Paulo Cavalcanti

    só tem um detalhe, a Double Perigosa Wood Aged não é uma Perigosa envelhecida em barricas. É uma cerveja inspirada na Perigosa porem com muito mais alcool e a intenção é de ser uma Strong Ale do tipo Barleywine diferentemente da Perigosa que é uma Imperial IPA. abraço e belo report!

  • TripBeer

    Olá Paulo, fico feliz que um dos pais da criança comente por aqui hehe Verdade, o texto acaba dando margem a entender que uma veio da outra, sendo que não é o caso. A ideia da “comparação” foi mais pela origem do nome. Obrigado pelo comentário e pela explicação. Claro, parabéns pela ótima cerveja! Abraços

  • Pingback: Bodebrown Wood Aged Series - Tripel Montfort | TripBeer()

  • Vitor Schecheli

    Não quer vender ou trocar o copo dela? Haha

  • TripBeer

    hehehe po Vitor, só tenho esse, se não até negociava! Abs