Angico Works – Seasons cria projeto para cervejas Barrel Aged

A cervejaria Seasons Craft Brewery de Porto Alegre (RS) criou o projeto Angico Works para a produção de cervejas Barrel Aged com barricas anteriormente utilizadas na produção de bebidas como whisky, vinho, etc. Confira aqui uma entrevista com o pessoal da cervejaria e o que está por vir, incluindo os lançamentos já anunciados para o Festival Brasileiro da Cerveja!

A ideia é fazer releituras de cervejas que já fazem parte do portfólio da Seasons e a medida que o know how do trabalho com madeira for crescendo, partir para criações específicas.

Falamos com João Alberto Kolling, o responsável pelo projeto, que irá nos contar um pouco do história por trás deste trabalho, o que já está sendo criado e como ele será desenvolvido.

cervejaria seasons angico works

Matura!!! (Foto: Seasons)

 

Por que o nome Angico Works?

O programa Angico Works é um sonho antigo da Cervejaria Seasons e sempre esteve entre as prioridades do Leonardo Sewald. Tanto isto é verdade que já em 2012, com menos de 2 anos de cervejaria estabelecida, já estávamos produzindo o primeiro lote de BigFoot (Russian Imperial Stout de edição limitada da cervejaria). Acontece que naquela época o tamanho e o planejamento de produção inviabilizavam lotes frequentes de uma cerveja tão onerosa para uma cervejaria de 3 mil litros/mês. Isso não significou que estivemos dormindo ou tenhamos desistido de levar madeira para os copos dos nossos clientes, apenas esperávamos o momento certo de dar este passo. E é aí que entra o projeto Angico Works.

O projeto foi batizado em uma conversa informal sobre barricas e diferentes tipos de madeira durante uma madrugada demente e insone em um hotel de Blumenau. Como resultado deste pequeno simpósio sobre barris de madeira, Angico passou a ser sinônimo  da arte de “mentir com propriedade” e deu origem ao verbo ANGICAR, mais uma aplicação da Lei de Zoeira da Seasons.

 

Quantas cervejas serão produzidas e quando serão lançadas (ou a previsão)? Que madeiras/barris estão sendo usados? A Bigfoot irá fazer parte do projeto?

Temos como principal objetivo nessa iniciativa experimentar diferentes técnicas de utilização de madeira na cerveja, mais ou menos o que fazemos com os lúpulos no projeto Holy Cow. Estamos utilizando para isso barris de diferentes tipos de madeira, alguns usados previamente para envelhecer destilados ou vinho e outros novos recém saídos da tanoaria. Como frisado anteriormente, é um projeto de alto teor de experimentação e de um certo risco, uma vez que por mais que nossos cervejeiros estejam preparados para o desafio, a prática cervejeira sempre traz consigo suas surpresas e dificuldades pontuais. Justamente pelo projeto ter este perfil é que a BigFoot não faz parte dele: entendemos que ela é uma cerveja consolidada e gostaríamos de mantê-la assim.

 

seasons funhouse belgian blond

A Funhouse é uma cerveja que terá sua releitura no Angico Works. Essa Belgian Blong Ale será maturada em barricas utilizadas com brandy Mascaró!

 

O projeto será algo que a cervejaria realizará rotineiramente?

Ainda não temos a quantidade de cervejas precisas ou as datas de lançamento. Teremos em Blumenau durante o Festival Brasileiro da Cerveja o lançamento da Trojan, uma Barleywine envelhecida em barris de carvalho americano usados na maturação de whisky, e particularmente nós gostamos bastante do resultado alcançado; um início animador de projeto. Temos algumas previsões de releituras de cervejas do portfólio da Seasons em diferentes barris, bem como variações de outros clássicos da cervejaria direcionadas para o uso em madeira ainda no primeiro semestre. A partir deste know how adquirido com estes produtos poderemos desenvolver receitas novas e específicas para uso no projeto.

seasons angico works

A sutil arte de trabalhar com barris (Foto: Seasons)

 

Um comentário sobre a expectativa com o projeto.

Finalmente a expectativa com este projeto é tornar as cervejas com madeira da Seasons um produto de alta qualidade e que demonstre toda a versatilidade que este material pode oferecer na produção de cerveja. Esperamos desenvolver não somente novas técnicas de utilização mas também qualificar os fornecedores de equipamentos com tecnologia nacional para o trabalho com os barris. O Angico Works já faz parte da rotina da cervejaria e a expectativa é que até o final do ano estejamos trabalhando com cerca de 40 barris de madeira. Para mim é uma honra muito grande ser responsável por um projeto de tamanha magnitude dentro de uma cervejaria conhecida nacionalmente pela excelência de seus produtos.  Aguardem as novidades durante este ano, certamente não se arrependerão.

 

Ficamos na torcida para as novidades que estão para surgir dos barris da Seasons!

 

Saúde e vamos envelhecer cervejas!

By | 2017-02-02T12:53:07+00:00 March 2nd, 2016|Notícias|0 Comments