10 Cervejas Estilo Pale Ale Essenciais

O site norte-americano Paste Magazine elaborou uma lista com 10 cervejas estilo Pale Ale que são essenciais. Pela infinidade de cervejas do estilo naquele país, não foi uma surpresa notar que na lista só constam cervejas americanas. Confira aqui a lista completa.

No Brasil temos boas representantes do estilo. Então que tal uma lista nacional? Pois é isso que faremos!

Mas, antes de conferir, vale reforçar a abrangência do estilo. Na verdade a Pale Ale se ramifica em variados subtipos. Para citar alguns dos principais e que se enquadram na lista proposta, vamos falar basicamente da American Pale Ale e das English Pale Ale, também chamadas de English Bitter ou Bitter e que podem se dividir em Standard Bitter, Especial Bitter ou Extra Special Bitter (ESB).

cerveja sierra nevada pale ale 10 pale ale essenciais lista trip beer

A Sierra Nevada Pale Ale foi a primeira da lista da Paste Magazine

A English Pale Ale, inclusive, é o estilo escolhido para o Primeiro Concurso da AcervA-ES. Confira aqui sobre o concurso.

Sobre as American Pale Ale em específico o manual do Beer Judge Certification Program (BJCP) apresenta a seguinte e breve explicação:

Uma adaptação americana da English Pale Ale, refletindo os ingredientes nativos (lúpulos, malte, levedura e água). Normalmente de cor clara, limpa de subprodutos da fermentação e com menos sabores de caramelo do que sua contraparte inglesa“.

 

Vamos a lista!

 

Eisenbahn

cerveja eisenbahn pale ale 10 pale ale essenciais lista trip beer

 

Júpiter American

 

cerveja jupiter american pale ale 10 pale ale essenciais lista trip beer

 

Way Beer American

cerveja way beer american pale ale 10 pale ale essenciais lista trip beer

Way Beer Double American

cerveja way beer double american pale ale 10 pale ale essenciais lista trip beer

Insana American

cerveja insana american pale ale 10 pale ale essenciais lista trip beer

 

Dama Bier ESB

cerveja dama bier extra special bitter esb 10 pale ale essenciais lista trip beer

Bodebrown Verum Session American

cerveja bodebrown verum session american pale ale 10 pale ale essenciais lista trip beer

Fucking Beer American

cerveja fucking beer american pale ale 10 pale ale essenciais lista trip beer

Klein Bier American

cerveja klein bier american pale ale 10 pale ale essenciais lista trip beer

 

Küd God Save the Queen

cerveja kud god save the queen pale ale 10 pale ale essenciais lista trip beer

Tiraria alguma, colocaria outras? Deixe sua sugestão nos comentários.

 

Viva a Pale Ale!

 

Saúde!

 

By | 2017-02-07T12:28:07+00:00 October 14th, 2014|Curiosidades|12 Comments
  • Super Sincero

    Francamente, Eisenbahn e Klein na lista de cervejas essenciais é um pouco forçado.

  • TripBeer

    Olá Super Sincero. Dentre as restritas opções nacionais do estilo, são as que se apresentam melhor. E claro, o gosto é individual, por isso mesmo fiz questão de comentar que podem sugerir a vontade inclusões e exclusões da lista. Abraços

  • Super Sincero

    Tem razão… Não são muitas opções no estilo.. E como disse, gosto é individual. Você está certo!
    Então, na minha opinião, eu tiraria essas duas e incluiria a willie the bitter da Bastards.

    Abração

  • TripBeer

    Pois é cara, eu até separei a Willie para incluir no post, porém achei por bem colocar apenas cervejas que eu já havia tomado ou que li muito bem (entenda como ver vários conteúdos sobre a cerveja em questão) para não cair no ‘chutômetro’. Por exemplo, das duas que você tiraria, eu prefiro em disparada a da Eisenbahn, apesar de reconhecer que ela não é a principal expoente do estilo das nacionais. Não considere, portanto, a sequência da lista como uma ordem de preferência =D Abraços e fique a vontade para comentar sempre que quiser!

  • Vinicius

    Das 10 selecionadas, 6 são produzidas aqui no Paraná. Realmente o Paraná tá se transformando numa referência em cervejas artesanais, superando inclusive Santa Catarina já.

  • TripBeer

    Verdade Vinicius, obrigado pelo comentário! Mas no geral toda região Sul tem se destacado bastante. Nesse estilo em específico é que infelizmente nem por ai existem tantas opções. Essas 10 abrangem a maioria das disponíveis comercialmente e de fácil acesso já. Abraço

  • Tiago Borges

    A Way inclusive foi eleita pela revista Maxim como a melhor Pale Ale do país no 1º Prêmio Maxim de Cerveja, a Way American Pale Ale (APA) é uma interpretação única do estilo.

  • TripBeer

    Tiago, obrigado pelo comentário. De fato as APAs da Way estão acima da média nacional. Inclusive acho bem interessante as séries single hop que eles já fizeram com o estilo. Abraços

  • Paulo Junior

    Apenas uma correção: A Eisenbahn é na verdade uma Belgian Pale Ale (segundo o próprio fabricante). Portanto, se a lista é restrita apenas às APAs e EPAs, eu a tiraria e no lugar colocaria a Diabólica, da GaudenBier.

  • TripBeer

    Paulo, obrigado pelo comentário! Tem razão mesmo, quanto a questão de ser uma Belgian Pale Ale. Mas, como já citei até em outro comentário, ela está na lista antes de mais nada, porque não há muitas Pale Ale nacionais e seu subtipos. Segundo porque eu disse “basicamente”, não “unicamente”. Só explicando hehe Confesso que nem lembrei da Diabólica na hora da elaboração, apesar de que eu não a considero muito boa. E essa é uma lista que não é engessada, por isso, opiniões como a sua são e serão sempre muito bem vindas. Abraços!

  • Paulo Junior

    Com certeza! Eu entendi o propósito e acho ótima a iniciativa de fazer uma lista só de cervejas nacionais, já que temos muitos exemplos de boa qualidade por aqui. Apenas aceitei a sugestão dada no fim do post, com a pegunta se “tiraria alguma, colocaria outras?” e expliquei o motivo. Mas eu gosto bastante da Eisenbahn Pale Ale e acho que a lista está ótima! Abraços!

  • TripBeer

    Claro! E por favor, fique à vontade para comentar, criticar e sugerir sempre que quiser. Abraço!